Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a nova lei do cartão que crédito, que sem dúvidas, irá impactar muita gente
Primeiramente, para quem não sabe, o Banco Central se trata de uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, é muito importante que todos saibam detalhes sobre a nova lei do cartão de crédito é anunciada pelo Banco Central com probição nas compras parceladas. Vamos conferir?
Qual é a nova medida do Banco Central?
Bom, de acordo com informações que foram divulgadas pelo portal O Globo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está com uma proposta para limitar a 12 parcelas as compras sem juros no cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, a proibição se dá, pois, caso a nova regra seja aprovada, as compras parceladas acima de 12 vezes ficarão proibidas de serem sem juros. Em suma, acima de 12 vezes terá que ter de forma obrigatória o juros rotativo. Vamos entender melhor sobre o assunto?
Antes de mais nada, é muito importante falar que a medida ainda está em estudo, e o próprio BC fará simulações para apresentar ao setor o impacto que haverá na redução dos juros do rotativo do cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, os números serão apresentados no próximo dia 7 de novembro.
“Campos Neto sugeriu esta proposta e se comprometeu a apresentar os impactos. Ele lembrou que tem apenas um voto no Conselho Monetário Nacional (CMN), mas disse que, se houver consenso, o limite para o parcelamento no cartão poderá ser aprovado com apoio dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento)”, disse Solmucci.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● FIM da idade mínima: Aposentadoria chega aos 50 anos no INSS em apenas 6 passos simples
● Márcia Sensitiva paralisa programa na TV e faz integrante chorar ao revelar encosto: “Sentado no seu pescoço”
● Nova lei do Banco Central confirma desfecho a quem tem R$5.000 na poupança da Caixa e BB em novembro
De acordo com o que diz os bancos, o parcelamento sem juros é um dos fatores para os juros elevados do rotativo do cartão de crédito.
Com isso, o Congresso estipulou o prazo de 90 dias para que haja consenso entre todas as entidades envolvidas. Caso não seja resolvido no tempo determinado, será estabelecido um teto de 100% nos juros, de acordo com projeto de lei aprovado nas duas Casas.