urgente
“Não é mais necessário”: Nova lei de trânsito do Contran em vigor crava CANCELAMENTO da CNH com 2 alertas
13/05/2024 às 12h00
Tudo sobre o cancelamento da Carteira de Motorista, em dois passos
A Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, falando de forma popular, se trata do documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, é muito importante que todos saibam sobre a nova lei de trânsito do Contran em vigor que crava o cancelamento da CNH com 2 alertas e muita gente nem imagina. As informações são do Portal do Trânsito.
Segundo o que foi informado, a Resolução 1009/24, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alterou a Res.789/20, para regulamentar a possibilidade de solicitação de cancelamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, segundo a lei, o cidadão agora pode, a qualquer momento, solicitar o cancelamento de sua CNH junto ao órgão ou entidade executivo de trânsito responsável pelo registro, sem a necessidade de apresentar motivação.
Sobre o que levou tal lei a entrar em vigor, acontece que a medida foi tomada devido ao relato dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) sobre o aumento de casos em que o próprio condutor solicitava o cancelamento da CNH por não estar dirigindo há muito tempo ou por alguma questão de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes dessa medida, o condutor devia passar por um exame de aptidão física e mental e a partir do resultado inapto, apresentar um requerimento informando as razões da entrega da CNH e que não desejaria recorrer do resultado de inaptidão. Além disso, que desejaria a inserção dessa medida administrativa em sua CNH. Depois da mudança, esse processo “não é mais necessário”.
Pois bem, agora, o condutor poderá solicitar o cancelamento da CNH, a qualquer tempo, sem apresentar qualquer tipo de justificativa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, IPVA: Novo benefício entra em vigor em 2025 com isenção do imposto a milhares de brasileiros
● R$2.028: Mudança histórica no salário mínimo é armada pra salvar lista de trabalhadores em 2025 na era Lula
● Adeus de carros populares e 5 mudanças preocupantes: 2 viradas da Uber geram tensão em motoristas para 2025
É importante destacar ainda que Segundo o Ministério dos Transportes, ao solicitar o cancelamento da CNH, o nome do motorista é removido da base do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados). Para voltar a dirigir, será necessário iniciar todo o processo para obtenção da primeira habilitação.
Como solicitar o cancelamento da CNH?
Para solicitar o cancelamento, basta seguir dois alertas:
- Acione o Detran do seu estado;
- Solicite o cancelamento da sua CNH.
Por fim, por meio de uma nota, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), informou que depois de cancelar a CNH, exclui-se o condutor da base nacional do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach).
“Dessa maneira, caso o cidadão deseje voltar a dirigir, deverá iniciar novo processo de primeira habilitação”, disse o órgão.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: