Você precisa ficar sabendo sobre essa mudança no CPF
Todo cidadão tem que ter um CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), que é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que mantém informações cadastrais dos brasileiros.
Porém, uma nova lei que entrará em vigor e está tendo o CPF como o centro das atenções passará a valer a partir de 2024. Na mesma estipula que o Cadastro de Pessoas Físicas será o único número de identificação para os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Atenção: Marca confessa e assume que mudou fórmula de chocolate queridinho do Brasil
Apesar de ser extrema importância, pois com o CPF irregular o cidadão fica restrito a uma série de benefícios, assim como a restrição no mesmo por causa de atrasos com os órgãos de proteção ao crédito (SERASA e SPC), onde o cidadão fica sem conseguir crédito na praça, o documento ainda não era considerado o único oficial.
O principal documento de um cidadão era o RG (Registro Geral) ou qualquer documento com foto, seja uma carteira profissional ou carteira de trabalho, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em linhas gerais, esta nova medida tem como principal intuito a chance de desburocratizar os processos e ainda impedir que as pessoas tenham a necessidade de decorar vários números de documentos diferentes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
● Nada de R$1502 ou R$1508: Globo traz novo valor histórico do salário mínimo para 2025 e CLTs vibram hoje (23)
● 14º, 15º salário e +1 benefício: Globo confirma 3 liberações salvadoras no fim de 2024 para salvar CLTs
A partir desta nova lei, os órgãos, sejam públicos ou privados, não vão ter mais a necessidade de pedir outros documentos para prestar os serviços necessários, sendo o CPF o documento oficial a partir do próximo ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o que foi informado pelo Ministério das Relações Exteriores, os consulados já estão em processo de atualização para esta nova realidade. Com isso, o CPF já está sendo incluído, por exemplo, em documentos como a certidão de nascimento dos filhos de brasileiros que tanto nasceram como foram registrados fora do país.
QUAIS DOCUMENTOS SERÃO INCLUÍDOS?
Para isso, o CPF vai ser incluído nas certidões de nascimento, de casamento e de óbito; assim como na Carteira de Trabalho; na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e em outros documentos.