A lei do documento chega como uma bomba para milhares de brasileiros e pode causar a suspensão na conta bancária e outros serviços cruciais
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se inscrever, uma única vez, quaisquer pessoas naturais, independentemente de idade ou nacionalidade. Porém, é preciso ter cuidado para não ter pendências com o documento. Aliás, uma nova lei está em vigor em relação ao assunto.
De acordo com o portal ‘Revista dos Benefícios’, a Secretaria da Receita Federal anunciou uma atualização na maneira de como o CPF será gerenciado, podendo utilizar a tecnologia de reconhecimento facial. Essa medida chega pra aumentar a segurança nos processos de regularização do documento, garantindo a aplicação dos recursos e combatendo possíveis fraudes por parte de criminosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, caso você possua pendência no CPF pode regularizar a situação de forma prática e fácil. Tanto pela internet ou em uma unidade de atendimento, dependendo da situação cadastral do documento. O fato é que, de acordo com a lei, com o documento irregular, a pessoa fica suspensa de realizar uma série de pagamentos e até mesmo de serviços.
Inicialmente, um dos impedimentos, por exemplo, se trata do fato de abrir ou movimentar a conta bancária. Além disso, podemos citar ainda, de acordo com o portal Jus Brasil, o fato de tirar passaporte, realizar compra e venda de imóveis e adquirir qualquer tipo de financiamento.
Assim sendo, exatamente por conta destes detalhes cruciais, é preciso estar com o CPF completamente regular e ter esses cuidados. Além disso, segundo informações do portal Folha de S. Paulo, a irregularidade do Cadastro da Pessoa Física pode provocar até mesmo a suspensão do pagamento do Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUDANÇA
Lula sancionou em janeiro a Lei 14.534, de 2023, ordenando que o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF), será adotado como único número do registro geral (RG) no Brasil. Mas, é válido frisar que, a nova identificação só deve passar a valer de forma integral após adequações realizadas por órgãos públicos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Melhor que o 14º salário: Caixa faz liberação salvadora acima de R$1400 para salvar CLTs em novembro
● Contagem regressiva: Clientes Nubank têm menos de 2 meses para usar serviço popular que chegará ao fim
● Mudanças no Vale-Alimentação e Vale-Refeição por lei gera tensão em trabalhadores com proibição severa
O que é o CPF?
O Cadastro de Pessoa Física é o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se inscrever, uma única vez, quaisquer pessoas naturais, independentemente de idade ou nacionalidade, inclusive falecidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE