Lei de Lula, que está em vigor, traz mudança envolvendo CPF e alerta é dado para milhares de beneficiários do Bolsa Família, BPC e mais
No ano passado, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.534/2023, que trouxe uma mudança envolvendo o CPF. A medida atinge diretamente os bancos, Bolsa Família, BPC e outros. Nesta quarta-feira, 31, iremos atualizar todas as informações sobre a lei, que está em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Lei nº 14.534/2023 determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos, de acordo com o portal G1.
Desse modo, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) denomina o CPF como número único para a identificação dos cidadãos. A medida visa amenizar as fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a nova mudança, os cidadãos que são atendidos no CadÚnico deverão realizar a atualização do cadastro para evitar qualquer problema e até o bloqueio do benefício, segundo o portal FDR.
O CadÚnico é a base para que o cidadão receba os benefícios, como Bolsa Família, BPC e outros, de forma correta. No caso de irregularidades no cadastro, o benefício pode ser cortado temporariamente, fato negativo para milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ATUALIZAÇÕES
De acordo com o portal FDR, é necessário realizar o a atualização do CadÚnico de forma periódica, o indicado é que seja feita a cada dois anos ou menos. Veja como fazer:
- O procedimento é realizado em uma unidade do CRAS;
- No local, o cidadão deverá apresentar os seus documentos e os de todos os membros da família que moram na residência;
- Aqueles que tiverem o CIN devem atualizar os dados, uma vez que a nova versão do documento elimina o número do RG;
- Segundo o Governo Federal, a mudança também deverá facilitar na identificação de cidadãos que podem ser atendidos por programas sociais, como Bolsa Família e BPC.
CIN
Como havíamos mencionado, no ano passado, Lula aprovou a lei do CIN. A medida vale para ajudar no combate das fraudes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Martelo batido hoje (13): STF baixa ordem severa com NOVA LEI no Bolsa Família a partir de janeiro de 2025
● Nova lei do Bolsa Família garante saque EXTRA pra salvar beneficiários em novembro em apenas 3 passos
● Calendário divulgado: Caixa antecipa duas parcelas do Bolsa Família antes do Natal mais 6 EXTRAS
Antes, uma mesma pessoa poderia ter diversos números de RG por estado. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e códio de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.
Por fim, a primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas. Já a segunda via será taxada, os preços variam de acordo com cada estado.
COMO FAÇO PARA CONSULTAR O CPF?
O CPF já é um dos documentos mais importantes entre os brasileiros. Mas, poucos sabem como consultá-lo. Desse modo, nós iremos ensinar:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Insira os dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”;
- O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.