importante
Maior vitória da década: Lei em vigor do INSS antecipa aposentadoria para 7 grupos de brasileiros em 2024
16/02/2024 às 13h00
Confira detalhes sobre a lei do INSS que antecipa aposentadoria para 7 grupos de brasileiros em 2024
E na manhã desta sexta-feira (16), uma notícia acaba de cair como um verdadeiro presente a lista de aposentados do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo considerada como nada mais, nada menos que a maior vitória da década, uma lei em vigor do INSS antecipa aposentadoria para 7 grupos de brasileiros em 2024 e vocês irão saber de todos os detalhes agora.
As informações são do portal BM&C News, e de acordo com o que foi divulgado, o INSS já anunciou a liberação da antecipação da aposentadoria para 7 grupos de trabalhadores em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, muita gente não sabe, mas em suma, a aposentadoria antecipada se trata de uma modalidade especial oferecida pelo INSS.
Assim, tal modalidade acaba deixando com que certos grupos de trabalhadores se aposentem antes da idade mínima exigida por lei. Tal modalidade leva em consideração o tempo de contribuição dos trabalhadores ao INSS e a exposição destes a agentes nocivos durante a atividade laboral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, neste ano de 2024, ficou determinado que o INSS liberou a antecipação da aposentadoria para os seguintes grupos de trabalhadores:
1. Aeroviários;
2. Enfermeiros;
3. Médicos;
4. Dentistas;
5. Químicos industriais;
6. Jornalistas;
7. Motoristas de ônibus.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
● Isenção garantida: Lista de aposentados do INSS se livram do IPTU em 4 passos em 2025
Como solicitar a antecipação do aposentadoria?
Contudo, ainda de acordo com o que foi informado pela fonte, é muito importante deixar claro que para ter direito à antecipação da aposentadoria, não basta apenas pertencer a uma das profissões que compõem a lista de beneficiados, mas também é necessário comprovar o grau de exposição a agentes nocivos.
Assim, além de exercer alguma das profissões citadas acima, é necessário ter feito um mínimo de 180 contribuições ao INSS.
O profissional também deve apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), um documento que comprova a exposição a agentes nocivos durante a atividade laboral. Esse documento deve ser embasado por laudos técnicos de médicos ou engenheiros de segurança do trabalho.
Caso você atenda aos requisitos e deseje solicitar a sua antecipação da aposentadoria, você deve acessar o aplicativo oficial do INSS, o Meu INSS, preencher todos os dados solicitados e anexar os documentos exigidos. Após isso, é importante acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo ou pelo site do INSS.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: