O INSS promoveu mudanças na lei sobre benefício e William Bonner informou detalhes aos brasileiros no “Jornal Nacional”, da TV Globo
William Bonner deu uma importante notícia aos brasileiros referente a uma virada no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O âncora do “Jornal Nacional”, da TV Globo, revelou detalhes de como acontecerão pagamentos de um benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança em questão impacta aqueles que recebem o auxílio-doença, que passou sofreu alterações nos últimos anos.
“O Ministério da Previdência Social e o INSS publicaram, nesta quarta-feira (1º), uma portaria com mudanças no auxílio-doença. A partir de agora, o trabalhador afastado pode pedir para retornar ao trabalho antes do fim do prazo do atestado – e sem passar por perícia médica”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
William Bonner continuou: “O próprio beneficiário deve requisitar o fim do auxílio-doença na agência do INSS em que obteve o benefício ou pelo telefone 135. Outra mudança é a prorrogação automática do auxílio doença a cada 30 dias, quantas vezes forem necessárias”.
Por fim, o âncora do “Jornal Nacional” revelou um dado alarmante sobre a espera pelo benefício. “Segundo o INSS, as novas regras são temporárias para diminuir as filas; 624 mil pessoas aguardam perícia médica para conseguir o auxílio-doença”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO E O CÁLCULO
O primeiro passo para requerer o benefício é agendar uma perícia médica no próprio INSS. Quem faz isso é o próprio segurado. Isso pode ser feito pelo telefone 135, pela internet, ou comparecendo a uma Agência da Previdência Social.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após marcar a perícia, o segurado deve passar por um exame através de um médico da própria Previdência Social. Nessa data, é importante levar todos os documentos que comprovem a incapacidade, como laudos, atestados, exames, receituários etc.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor da renda mensal do benefício corresponde a 91% do salário de benefício. Então, é necessário saber como funciona essa base para conseguir fazer o cálculo do auxílio-doença.
Se o contribuinte tem como salário de benefício o correspondente a R$ 2.000, por exemplo, o cálculo do auxílio-doença será de R$ 1.820.
ONDE FICA A SEDE DO INSS?
A sede do INSS fica em Brasília, no Distrito Federal.