Nova lei do INSS prevê aposentadoria aos 45 anos para essa lista
Desde a reforma da previdência feita em 2019, a idade mínima para se aposentar pelo INSS é 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. Mas, um projeto de lei pode agradar.
Para quem não sabe, existem alguns tipos de aposentadoria, e um deles prevê que você se aposente com idades inferiores as que foram oficializadas com a reforma. Estamos falando da famosa aposentadoria especial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela é destinada aqueles trabalhadores que trabalham em situação de risco. Exemplo, quem trabalha com mineração. A atividade ao longo dos anos pode fazer mal e por isso esse tipo de trabalhador se aposenta mais cedo.
E de acordo coma Folha de São Paulo, no dia 10 de abril, a comissão deu parecer favorável ao projeto de lei complementar da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), que propõe a redução da idade mínima na aposentadoria especial para 40, 45 e 48 anos, dependendo do grau de exposição da atividade, se leve, moderado ou grave.
Atualmente ela é a partir dos 55 anos e leva em consideração o risco ser leve, moderado ou grave. É importante reprisar que é ainda um projeto de lei que pode ou não ser aprovado, e caso seja, ele só vale para a aposentadoria especial, os demais trabalhadores, se aposentam pela regra normal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
APOSENTADORIA POR INVALIDEZ É DEFINITIVA?
Conforme informações do JusBrasil, a aposentadoria por invalidez se torna definitiva quando o beneficiário completa 60 anos, sendo assim, não serão necessárias novas perícias. Logo, ao completar essa idade a benefício será definitivo e permanente.
Caso você ainda não tenha essa idade, o INSS pede que de vez em quando você faça uma perícia com médicos do instituto para comprovar que ainda precisa de auxílio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE