LONGA LISTA
Lei do INSS em vigor na Era Lula traz 13 doenças que garantem aposentadoria IMEDIATA
08/10/2024 às 0h39
Longa lista de brasileiros pode entrar com o pedido de aposentadoria por invalidez, mas já deve ter o diagnóstico em mãos para fazer solicitação
Um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores mais velhos, com certeza, é a aposentadoria. Porém, enquanto alguns esperam para atingir a idade mínima, outros já podem recorrer do salário ao INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a instituição também libera o benefício em casos de invalidez, que englobam diversos cidadãos que vivem em má situação de saúde. Chamado de Auxílio-Doença, o pagamento vale para aqueles que têm, pelo menos, 12 meses de contribuição.
No entanto, segundo o JusBrasil, nos diagnósticos mais graves, o período não é exigido pelo INSS. A condição, claro, é garantida pela lei, mas existem algumas regras. Hoje, mais de 39 milhões de brasileiros recebem um salário da Previdência. Dentro desse número, há 21 milhões de idosos aposentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, o Auxílio-Doença vem após a perícia médica, comprovando a incapacidade do solicitante. Mas, diante das atuais regras, pelo menos 13 diagnósticos garantem a aposentadoria antecipada, sem a necessidade do período de carência imposto. Aliás, essa lista, que garante o benefício, segue em vigor no governo do presidente Lula.
“A perícia médica é de um atendimento realizado nas unidades do INSS. Na ocasião do atendimento, o requerente do benefício por incapacidade tem a oportunidade de apresentar os documentos médicos que comprovam a sua incapacidade para o trabalho e ser avaliado por um perito”, aponta o edital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quais são as doenças que garantem a aposentadoria antecipada?
Tuberculose ativa;
Hanseníase;
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova idade mínima e quanto falta para aposentar: Jornal da Globo traz 2 viradas do INSS para 2025
● Saque de mais de R$ 1 mil: INSS emite comunicado e crava 5 presentes aos beneficiários em janeiro de 2025
● CLTs em alerta: INSS arma nova lei com +2 doenças para garantir aposentadoria a partir de 2025
Alienação mental;
Neoplasia maligna (câncer);
Cegueira;
Paralisia irreversível e incapacitante;
Cardiopatia grave;
Doença de Parkinson;
Espondiloartrose anquilosante;
Nefropatia grave;
Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS);
Hepatopatia grave.
Conclusão
No geral, o salário do INSS, para homens e mulheres, entre 62 e 65 anos de idade, depende de 15 de contribuição. Em contrapartida, no caso da aposentadoria rural, é a partir dos 55. Já para pessoas com deficiência ou doenças prejudiciais a longo prazo, as regras são outras, podendo depender, inclusive, da intervenção de um advogado especializado em problemas previdenciários.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]