EITA
Lei do INSS aprovada por Lula e em vigor traz aposentadoria aos 55 anos a milhares em apenas 2 passos
05/05/2024 às 8h58

INSS tem uma aposentadoria especial para quem quer realizar o sonho aos 55 anos; você precisa entender as regras
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o sonho de muitos trabalhadores é o de se aposentar. Com a reforma da previdência social, muitas pessoas viram esse objetivo adiado, graças as novas regras. Mas, mostraram uma nova lei do INSS aprovada por Lula que permite a aposentadoria aos 55 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a aposentadoria especial. De acordo com informações do portal FDR, para se aposentar, geralmente, é necessário ter, no mínimo, 57 anos para mulheres e 60 anos para homens. A aposentadoria especial, no entanto, não faz essa distinção entre gêneros.

Isso porque essa modalidade é direcionada a trabalhadores que exercem atividades que apresentam riscos à saúde ou à integridade física, como calor excessivo, ruído intenso ou exposição a substâncias tóxicas. Entretanto, segundo informações do portal FDR, existem algumas regras importantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela pode ser solicitada após pelo menos 180 contribuições previdenciárias, divididas em três faixas: 15, 20 ou 25 anos de contribuição. Para atender aos requisitos, o tempo de contribuição deve coincidir com o tempo de exposição ao risco. É preciso comprovar a exposição a um agente que cause risco à saúde.

- Tarefas envolvendo a presença de substâncias perigosas especificadas nas normas do Governo;
- Exploração mineral em locais subterrâneos;
- Ocupações que impliquem contato com asbestos ou fibras de amianto;
- Processamento de metais, mediante a confirmação da exposição a substâncias prejudiciais;
- Tarefas expostas ao sistema elétrico de alta voltagem, provenientes de fontes como geradores e redes de transmissão;
- Serviços de vigilância, independentemente da necessidade de portar armamento.
Como solicitar a aposentadoria especial em apenas 2 passos?
Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos, dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chega comunicado do INSS sobre novo saque além do 13º salário

Aposentados avisados: INSS emite comunicado para salvar pagamento de idosos 60+ nesta terça (13)

Comunicado traz 4 passos para receber valores atrasados do INSS ainda em 2025

Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br