INSS tem uma aposentadoria especial para quem quer realizar o sonho aos 55 anos; você precisa entender as regras
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o sonho de muitos trabalhadores é o de se aposentar. Com a reforma da previdência social, muitas pessoas viram esse objetivo adiado, graças as novas regras. Mas, mostraram uma nova lei do INSS aprovada por Lula que permite a aposentadoria aos 55 anos.
Para quem não sabe, estamos falando sobre a aposentadoria especial. De acordo com informações do portal FDR, para se aposentar, geralmente, é necessário ter, no mínimo, 57 anos para mulheres e 60 anos para homens. A aposentadoria especial, no entanto, não faz essa distinção entre gêneros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque essa modalidade é direcionada a trabalhadores que exercem atividades que apresentam riscos à saúde ou à integridade física, como calor excessivo, ruído intenso ou exposição a substâncias tóxicas. Entretanto, segundo informações do portal FDR, existem algumas regras importantes.
Ela pode ser solicitada após pelo menos 180 contribuições previdenciárias, divididas em três faixas: 15, 20 ou 25 anos de contribuição. Para atender aos requisitos, o tempo de contribuição deve coincidir com o tempo de exposição ao risco. É preciso comprovar a exposição a um agente que cause risco à saúde.
- Tarefas envolvendo a presença de substâncias perigosas especificadas nas normas do Governo;
- Exploração mineral em locais subterrâneos;
- Ocupações que impliquem contato com asbestos ou fibras de amianto;
- Processamento de metais, mediante a confirmação da exposição a substâncias prejudiciais;
- Tarefas expostas ao sistema elétrico de alta voltagem, provenientes de fontes como geradores e redes de transmissão;
- Serviços de vigilância, independentemente da necessidade de portar armamento.
Como solicitar a aposentadoria especial em apenas 2 passos?
Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos, dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE