Alerta
Imperdoável: Nova lei do insulfilm em vigor traz proibição e multa pesada a motoristas
10/09/2024 às 10h41
Todos os motoristas precisam se atentar em uma nova lei do insulfilm, com proibição e multa pesada caso descumpram a lei. Fique sempre com o sinal de alerta ligado para que não pese no seu bolso
Todos os motoristas visam pela sua segurança e aplicam o insulfilm em seus carros. Mas precisam ficar atentos com uma nova lei do produto, que quando está fora das regras, aplica-se uma multa pesada e proibição de andar com o veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é um dos responsáveis por fazer as alterações essenciais nas leis de trânsito. Assim visa a maior segurança dos motoristas, mas quem não as segue as normas acabam duramente penalizados.
No início de 2023, houve uma alteração em relação ao uso do insulfilm nos veículos. As películas automotivas do qual prejudica a visão de quem está fora do carro para observar o que há dentro do veículo varia de acordo com a porcentagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instalação desse material, geralmente, é para a maior segurança, já que em caso de possíveis assaltos. Isso porque os criminosos não conseguem enxergar, de longe, quantas pessoas há dentro do carro ou quem são os passageiros.
Porém, apesar disso, há um limite estabelecido do qual é permitido, e antes da mudança, o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película era de 75%. Agora, com a mudança da lei do produto, passou para 70%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses números são válidos para aqueles vidros do qual fazem parte da visão dos motoristas, como o vidro da frente. Já os traseiros, o mínimo exigido é de 28%. Vale ressaltar que quanto mais próximo do 0%, mais escuro e difícil de visualizar ficará.
Esse limite é estabelecido não apenas de quem vê de fora para dentro, mas ao contrário também. Quanto mais escuro o insulfilm, também fica mais difícil de enxergar de dentro para fora, portanto de noite a visão fica prejudicada.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Irreversível”: Fim de serviço popular da CPTM é cravado e atinge em cheio o metrô de SP
● Para salvar o Natal: 2 presentes de Lula é confirmado para lista de CPFs contemplados do Bolsa Família
● Nova lei em vigor traz folga ao bolso dos idosos 60+ e garante isenção a milhões de CPFs
Proibição e multa pesada
Além de seguir esses percentuais obrigatórios, está proibido andar como veículo onde as películas estiveram com bolhas. Caso isso aconteça, o motorista será parado imediatamente e terá que fazer a retirada do insulfilm.
De acordo com o que está estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, o infrator pode receber uma multa de pouco mais de R$195, além de 5 pontos na CNH. Por fim o carro pode ficar retido caso não seja possível fazer a remoção da película.
Como ter a CNH Digital?
Para acessar a CNH Digital, basta baixar o aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’, com o acesso sendo feito através da conta de Acesso Único da Administração Pública Federal – gov.br e informar o CPF.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: