CONFIRA
FIM do pagamento: Lei do metrô que está EM VIGOR traz passagem DE GRAÇA até pra quem não é idoso
02/05/2024 às 22h17
PRESENTE: Confira tudo sobre a nova lei do metrô em vigor
A lei do metrô, que já está EM VIGOR, já beneficiou milhares de pessoas com passagens gratuitas, trazendo melhorias na qualidade de vida para centenas de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo que o transporte público é muito importante para manter a autonomia da população brasileira, oferecendo subsídios para a economia, a lei do metrô trouxe a possibilidade de uma gratuidade que facilita ainda mais a vida de milhares, que dependem diariamente dessa alternativa de mobilidade urbana.
Você pode não saber, mas no estatuto do idoso, estabelecido pela lei 10.741/2003, artigo 39, trás o benefício concedido aos idosos maiores de 60 anos têm, que direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, as pessoas com deficiência física tem direito a esse benefício, mas estas precisam fazer a apresentação de laudo médico para a aquisição do benefício, no entanto algumas cidades, como o Rio de Janeiro, só liberam o benefício para quem esteja em tratamento continuado.
De acordo com a a SPTrans, de São Paulo, quem já possui o Bilhete Único Personalizado (Comum) não precisa fazer novo cadastro ou emitir um novo cartão. Para se cadastrar, basta acessar o site da SPTrans.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois, ao concluir essa etapa, a pessoa deve dirigir-se a um Posto de Atendimento para emissão do cartão. Em seguida ela deve informar o nome completo, CPF e o número do bilhete.
Para obter o Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência nos casos de pessoas que não são idosas, o passageiro terá que acessar o site da SPTrans e fazer um cadastro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Serasa confirma 5 alertas severos hoje (23/11) pra quem quer dar FIM às dívidas ainda em novembro
● Governo Lula toma decisão sobre o 13º salário do Bolsa Família e confirma real sobre liberação
● Aposentadoria na casa dos 50 anos e ganhando mais de R$ 8 mil: 55+ vibram com 2 vitórias do INSS
O benefício é para pessoas com deficiência residentes no município:
- São Paulo
- Região Metropolitana de São Paulo
- Campo Limpo Paulista
- Vargem Grande Paulista
- Jundiaí
O que fazer para ter direito a gratuidade?
Primeiramente, o interessado deve se consultar a relação de patologias atendidas e os exames e documentos necessários para cada uma. Em seguida, imprimir e preencher o formulário de solicitação.
O passageiro também deve apresentar o formulário ao médico no dia da consulta, para que ele possa preencher, assinar e carimbar. Com os documentos e exames em mãos, basta comparecer a um posto de atendimento da SPTrans ou fazer o pedido pelo site.
Autor(a):
Redação TV Foco
A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]