Brasileiros precisam ficar atentos as novas regras e lei sobre emissão do documento
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão sobre a grande importância dos documentos. Aliás, os brasileiros já estão com a possibilidade de ter nas carteiras o novo RG, que junto com ele traz uma nova lei e que todo mundo precisa se atentar para não ser vítima de bloqueios.
Vale lembrar que antes o RG era emitido por cada estado, podendo uma pessoa possuir até 27 registros, o que é um problema visto o número de atividades fraudulentas envolvendo a identidade. Dessa forma, uma lei que institui o novo RG entrou em vigor visando, principalmente, acabar com essas fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia do Governo Federal é que até 2032 o modelo antigo deixe de existir. De acordo com o portal ‘Blog.Meuid’, a carteira terá uma validade de 10 anos para as pessoas com até 60 anos de idade. Já para quem atingiu essa idade, o prazo é indeterminado, portanto não precisa renovar o documento.
Ainda segundo o site, os bancos poderão recusar algum serviço solicitado, caso o CIN esteja com uma foto envelhecida e que não seja capaz de identificar a pessoa. Assim, a pessoa precisa emitir a 2° via, para que consiga fazer o que deseja sem mais problemas. Isso é uma medida dos bancos pra evitar fraudes.
Já no INSS também há um problema com a documentação, principalmente aqueles aposentados que precisam realizar a prova de vida. Segundo o portal, a validade do documento também será de 10 anos, caso contrário, poderá ter o benefício bloqueado pela falta de identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como emitir o novo RG?
Para emitir o novo RG, você precisa seguir alguns passos:
- Agendar: Acesse o site do seu estado e agende um horário em um posto de identificação.
- Documentos: Leve os documentos originais e cópias de: RG atual (se tiver), CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento (ou casamento).
- Pagamento: Pague a taxa de emissão no local.
- Biometria: No dia agendado, compareça ao posto e faça a coleta de dados biométricos (foto, digitais e assinatura).
- Retirada: O novo RG fica pronto em até 10 dias úteis e pode ser retirado no mesmo local ou pelos Correios (com taxa adicional).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE