URGENTE!
Decreto do CONTRAN: Lei dos capacetes traz multa imperdoável a motoqueiros que fizerem isso em 2024
04/12/2024 às 16h10

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo sobre a lei dos capacetes que traz multa imperdoável a motoqueiros
Uma resolução, publicada em 28 de março do ano de 2022 e que segue em vigor ainda em 2024, detalha normas de segurança sobre o uso do item de proteção, o capacete.
Essas normas valem para condutor e passageiro de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados. Em síntese, apenas triciclos e quadriciclos com cabine fechada não entram na legislação. Como todos sabem, o capacete é apontado como item indispensável ao transitar com o veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, com direito a um decreto do Contran, vocês irão conferir tudo sobre a lei dos capacetes que acaba trazendo uma multa imperdoável a motoqueiros que tiverem essas atitudes.
Primeiramente, todos os capacetes devem passar pelos testes para receber a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, o capacete deve ser fixado à cabeça pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.
Mais sobre o decreto do Contran
Ressaltamos ainda que outro mecanismo de proteção previsto na legislação é a existência de um dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseiras do capacete, para facilitar a visibilidade.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Academia e estacionamento de graça: Lei em vigor em 2025 garante 2 isenções aos idosos 60+

Adeus, VR e VA: Nova lei armada por Lula chega para trazer substituto aos CLTs em 2025

Nova lei do CPF em vigor em 2025 atinge milhões de brasileiros com mudanças cruciais nesta sexta (25)
Assim, também é ressaltado o uso da viseira, que deve ser utilizada tanto pelo condutor, quanto pelo passageiro. Na ausência, é preciso usar óculos de proteção. A noite, é obrigatório o uso de viseira — ou óculos de proteção — no padrão cristal, sendo proibida a colocação de película. Em síntese, a regulamentação proíbe o uso de óculos de sol, corretivos ou de segurança de trabalho.

Punições
Dessa forma, diante de todas as regras que seguem em vigor neste ano de 2024, o piloto que não obedecer às regras poderá sofrer penalidades e medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Todas as normativas se aplicam, inclusive, ao passageiro. As multas variam de R$ 88,38 até R$ 293,47.
- A mais grave é referente ao não uso do capacete. Além da multa, considerada como uma infração gravíssima, o motociclista pode ter o direito de dirigir suspenso.
- Se não fizer uso da viseira, a multa é de nível médio.
- Já quando o capacete não estiver fixado pela cinta jugular, a infração é leve.

Quais as principais leis aos motoristas?
Confira, a seguir, algumas das principais leis de trânsito do Brasil:
- Cinto de segurança obrigatório para todos os passageiros.
- Dirigir embriagado é crime.
- Ciclistas também devem respeitar as leis de trânsito.
- Crianças transportadas com equipamento de segurança especial.
- Respeite os limites de velocidade.
CLIQUE AQUI PARA SABER DE TUDO SOBRE AS PRINCIPAIS LEIS DE TRÂNSITO DO PAÍS.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: