URGENTE!
Decreto do CONTRAN: Lei dos capacetes traz multa imperdoável a motoqueiros que fizerem isso em 2024
04/12/2024 às 16h10
Tudo sobre a lei dos capacetes que traz multa imperdoável a motoqueiros
Uma resolução, publicada em 28 de março do ano de 2022 e que segue em vigor ainda em 2024, detalha normas de segurança sobre o uso do item de proteção, o capacete.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas normas valem para condutor e passageiro de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados. Em síntese, apenas triciclos e quadriciclos com cabine fechada não entram na legislação. Como todos sabem, o capacete é apontado como item indispensável ao transitar com o veículo.
Assim, com direito a um decreto do Contran, vocês irão conferir tudo sobre a lei dos capacetes que acaba trazendo uma multa imperdoável a motoqueiros que tiverem essas atitudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, todos os capacetes devem passar pelos testes para receber a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, o capacete deve ser fixado à cabeça pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.
Mais sobre o decreto do Contran
Ressaltamos ainda que outro mecanismo de proteção previsto na legislação é a existência de um dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseiras do capacete, para facilitar a visibilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, também é ressaltado o uso da viseira, que deve ser utilizada tanto pelo condutor, quanto pelo passageiro. Na ausência, é preciso usar óculos de proteção. A noite, é obrigatório o uso de viseira — ou óculos de proteção — no padrão cristal, sendo proibida a colocação de película. Em síntese, a regulamentação proíbe o uso de óculos de sol, corretivos ou de segurança de trabalho.
Punições
Dessa forma, diante de todas as regras que seguem em vigor neste ano de 2024, o piloto que não obedecer às regras poderá sofrer penalidades e medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atacadão, Assaí e mais: Nova lei aprovada no início de 2025 traz proibição em mercados que atinge idosos 60+
● Fim de cobrança na Caixa, conta de luz e água: Serasa confirma 5 dívidas que idosos 60+ estão livres de pagar
● Canetada do Detran: Lei de trânsito em vigor em 2025 traz PROIBIÇÃO, atinge idosos 60+ e pode cancelar CNH
- Todas as normativas se aplicam, inclusive, ao passageiro. As multas variam de R$ 88,38 até R$ 293,47.
- A mais grave é referente ao não uso do capacete. Além da multa, considerada como uma infração gravíssima, o motociclista pode ter o direito de dirigir suspenso.
- Se não fizer uso da viseira, a multa é de nível médio.
- Já quando o capacete não estiver fixado pela cinta jugular, a infração é leve.
Quais as principais leis aos motoristas?
Confira, a seguir, algumas das principais leis de trânsito do Brasil:
- Cinto de segurança obrigatório para todos os passageiros.
- Dirigir embriagado é crime.
- Ciclistas também devem respeitar as leis de trânsito.
- Crianças transportadas com equipamento de segurança especial.
- Respeite os limites de velocidade.
CLIQUE AQUI PARA SABER DE TUDO SOBRE AS PRINCIPAIS LEIS DE TRÂNSITO DO PAÍS.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: