Para a alegria de milhares de idosos em todo o país, graças a essa lei, eles não precisaram mais pagar essas 6 dívidas e vão dar adeus as contas absurdas
Hoje temos uma excelente notícia para os idosos que estão muito endividados. Graças a uma lei, essas 6 contas extras não precisaram mais pesar no seu orçamento. E se você ficou curioso para saber quais são, só ficar por aqui que a gente já te conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que os idosos têm alguns direitos assegurados por lei. Se você que os direitos estão restritos a vagas de estacionamento e preferência em filas, estão muito enganado.
Isso porque, além do Estatuto do Idoso, existe a Lei do Superendividamento, que é voltada para às pessoas que não conseguem pagar suas dívidas e manter o mínimo para a sobrevivência, os idosos não são obrigados a pagarem os juros de contas de água, luz, telefone, gás, empréstimos de bancos e financeiras, além de boletos e carnês de consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É claro que é necessário pagar o valor do débito, a diferença é que o idoso não é obrigado a pagar os juros dessas contas. Muita das vezes, as pessoas da terceira idade ficam endividadas porque vão acumulando essas dívidas. As informações são do site Meu Bolso em Dia.
Se você ficou interessado, agora vamos explicar como solicitar. Primeiro, se atente se suas contas se enquadram nas que a gente citou. Agora, será necessário seguir os passos destacados abaixo. É importante que saiba desde já, que precisará de auxílio para desfrutar da Lei do Endividamento. Os bancos são obrigados a garantir o seu direito, mas é necessário que você saiba como exigir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Consulte um advogado, a Defensoria Pública, o Procon ou órgãos de defesa do consumidor para verificar se suas dívidas se enquadram na legislação.
- Caso suas dívidas sejam elegíveis, trace um plano de pagamento que leve em consideração sua renda mensal e seus gastos essenciais, como moradia, alimentação, água e luz, para assegurar a sua sobrevivência.
- Demonstre sua capacidade de quitar dividas, permitindo que as parcelas relativas às dívidas sejam reduzidas e adequadas à sua realidade financeira.
- Vale dizer que com a negociação, é possível obter um plano de quitação que caiba no seu orçamento e permita quitar suas dívidas de forma justa e sem comprometer sua subsistência.
- Dessa forma, podendo ver o que você consegue isentar e como realizar o pagamento da renegociação.
QUEM É IDOSO SEGUNDO A LEI?
O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) diz que idosos, é a pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. E é essa lei que garante os benefícios dessa parcela da sociedade, que muitas vezes é negligenciada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE