Prefeito Ricardo Nunes confirmou nova lei de ônibus, que está em vigor, e chega com isenção a todas as idades
O transporte público, além de ser um meio mais sustentável e ajudar no trânsito, é fundamental para o bolso dos cidadãos, uma vez que é mais acessível. No ano passado, uma nova lei dos ônibus, que está em vigor, chegou com a maior isenção aos paulistanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo sendo um veículo mais acessível, a passagem do ônibus também garante um gasto aos paulistanos. Mas, a nova lei trouxe a isenção do pagamento para os brasileiros.
No fim do ano passado, o prefeito Ricardo Nunes implementou a Tarifa Zero em São Paulo. O projeto visa a gratuidade das passagens para todos os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, idosos com idade igual ou superior a 60 anos possuem a isenção da tarifa de ônibus e metrô. Agora, todos os paulistanos podem contar com o benefício, segundo informações do portal G1.
No entanto, a Tarifa Zero para todos os paulistanos é válida apenas aos domingos e em feriados. A medida vale para todos os passageiros em todos os 4.830 ônibus da cidade, em suas 1175 linhas. Por conta da mudança, a prefeitura vai deixar de receber R$ 283 milhões com as tarifas pagas aos domingos, e vai tirar do orçamento para cobrir o montante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Ricardo Nunes, durante uma entrevista ao portal G1, reforçou que não será necessário o aumento da frota.
“A própria ociosidade vai poder assimilar essa demanda. As pessoas vão poder curtir e viver a cidade, ter suas ações desenvolvidas de esporte, cultura e lazer”, disse o prefeito.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Lula: Nova lei dos retrovisores traz 4 mudanças cruciais e motoristas são AVISADOS
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
A medida da Tarifa Zero vale apenas para os ônibus de São Paulo, aos domingos e feriados. O metrô não possuí a gratuidade da tarifa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o governador Tarcísio de Freitas se manifestou contrário à tarifa zero e disse ainda que a “tarifa congelada há muito tempo prejudica a saúde das empresas”.
“Sou contra. Absolutamente contra. Não consigo ver viabilidade em você colocar o sistema que tem 8 milhões e 300 mil passageiros com tarifa zero. Que tem estrutura de custos completamente diferentes. Alguém já apresentou de fato a conta de quanto vai ser o subsídio? É hoje esse valor. Com a catraca livre vai ser mais”, disse Tarcísio.
Qual o valor da passagem do ônibus de São Paulo?
Como havíamos mencionado, o ônibus é um dos principais transportes de São Paulo. Mas, muitos possuem dúvidas do valor das passagens.
De acordo com informações do portal SpTrans, o crédito comum custa R$ 4,40.