Fim do vale é cravado no Rio e o culpado é um novo substituto
Quem depende de transporte público diariamente, sabe que ter um cartão de vale-transporte que permite o acesso aos mesmos é uma grande vantagem. Dessa vez, no entanto, falaremos sobre o fim crucial do benefício nos ônibus e metrô. O adeus da modalidade foi confirmado atingindo o RJ e você precisa saber quem é o culpado agora mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso aconteceu porque a Prefeitura do Rio de Janeiro acabou com um tipo vale-transporte devido a um novo sistema de bilhetagem digital. Ainda em 2023, lançaram o cartão Jaé para substituir o Riocard. E no ano passado, o Jaé começou a operar em fase experimental no BRT (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica).
Vale dizer que desde 1º de fevereiro de 2024, todos os transportes municipais no Rio de Janeiro só aceitaram esse novo cartão, o Jaé, como vale-transporte, que chegou como substituto do Riocard, segundo as informações disponibilizadas pelo portal ‘O Globo’, jornal digital da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança visa trazer mais transparência para o sistema, tirando o controle das empresas e colocando nas mãos da prefeitura. O Riocard ainda vale para os serviços do governo estadual, como ônibus intermunicipais, barcas, trens e metrô, mas aos poucos o Jaé vai tomar o seu lugar nos transportes municipais.
Segundo a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio destacou ainda em 2023 que: “O Jaé traz grandes vantagens uma para usuário, como um sistema com muito mais pontos físicos de venda, um aplicativo mais amigável, ou seja, um serviço muito melhor. Além disso, o seu saldo não expira. Já para o município, o Jaé representa uma mudança na forma de planejar e fazer política pública”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o vale-transporte?
O vale-transporte é um benefício garantido por Lei que estabelece o limite de 6% do salário do trabalhador para despesas com transporte (residência/trabalho – ida e volta). Vale lembrar que, a substituição do Jaé será para todos os bilhetes eletrônicos, seja o comum ou do vale-transporte.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE