Quem anda de ônibus pode comemorar a nova lei que já está em vigor com tarifa gratuita
Em julho deste ano, uma nova lei pegou absolutamente todo mundo que anda de ônibus de surpresa mas de uma forma positiva.
Acontece que a gratuidade nos transportes públicos parecem realidade com essa nova lei e mesmo que não seja para todo mundo, pelo menos uma grande redução no valor da passagem será feita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do G1, ônibus novos, pagamento complementar para as empresas de ônibus e gratuidade para estudantes são algumas das medidas previstas na lei sancionada prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), para garantir o retorno da tarifa a R$ 4,50.
“Nós vamos assegurar uma fiscalização adequada para que isso se traduza em benefício e melhores serviços para a comunidade”, afirmou o prefeito.
QUEM TERÁ DIREITO A GRATUIDADE?
O pagamento de benefícios as transportadoras, como por exemplo um ‘bônus’ por quilometragem rodada vai dar alguns retornos a população, como por exemplo, gratuidades para as seguintes categorias:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- tarifa zero nas linhas de vilas e favelas;
- passe livre estudantil integral para os beneficiários;
- gratuidade para pessoas em deslocamento para consultas e procedimentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prioritariamente pacientes oncológicos;
- auxílio de transporte para famílias em situação de extrema pobreza;
- auxílio de transporte para o deslocamento de mulheres em situação de violência até a rede de serviços de atendimento às vítimas.
Apesar disso, a prefeitura vetou o dispositivo que previa passe livre no transporte municipal aos domingos e feriados em Belo Horizonte.
“A Sumob, em momento algum, fez qualquer estudo de quanto custaria dar essa gratuidade, não foi produzido nenhum documento”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses benefícios, apesar de não ter redução nas tarifas dos ônibus circulares, vai ajudar milhares de mineiros a conseguirem se transportar com mais facilidade pelas ruas de Belo Horizonte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE