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Ricardo Nunes ciente: Lei dos semáforos em SP crava proibição no trânsito e atinge idosos 60+

13/04/2025 às 10h15

Por: Kelly Araújo
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Lei armada dos semáforos atinge em cheio idosos 60+ no trânsito (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)

O prefeito Ricardo Nunes fica em alerta com lei dos semáforos e o tempo de travessia da população idosa na cidade de São Paulo. A situação ficou preocupante

São Paulo é a maior metrópole da América Latina e, consequentemente, possui um dos trânsitos mais caóticos do Brasil. Ciente da situação, Ricardo Nunes cravou uma proibição que atinge os idosos 60+.

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De acordo com informações de uma matéria do G1, o tempo dos semáforos para travessia de pedestres na cidade de São Paulo não é o suficiente. Os idosos são quem mais sofre com essa situação.

Em alguns trechos da cidade, por exemplo, os pedestres esperaram pela travessia por 6 minutos e 45 segundos. Mas, quando o semáforo abre, os pedestres têm apenas 6 segundos para atravessar.

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Lei - semáforos (Foto: Reprodução/ Internet)
Lei – semáforos (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo o levantamento feito pelo Instituto Corrida Amiga feito em capitais do Brasil, o tempo médio de espera do pedestre é de 2 minutos e 11 segundos e o de travessia é de apenas 7 segundos.

Aliás, o artigo 9º da lei de nº 16.673, de 13 de junho de 2017, fala sobre os direitos assegurados aos pedestres. Como a existência de faixas de pedestre para travessia segura das vias públicas.

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Além disso, a lei garante “tempo suficiente para travessia segura […] adequado a cada local, horário e ao fluxo e ritmo de mobilidade do público usuário, constituído por crianças, escolares, idosos”.

Lei dos semáforos crava proibição e atinge idosos em SP (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)
Lei dos semáforos crava proibição e atinge idosos em SP (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)

Inclusive, o Estatuto do Pedestre coloca também o tempo máximo de espera que seria de até 90 segundos. Ou seja, necessitasse de uma conscientização coletiva de todas as pessoas.

A ideia é colocar sempre o pedestre como prioritário no sistema de mobilidade urbana condizente com o Código de Trânsito Brasileiro e com a própria política nacional de mobilidade urbana.

Considerações finais

A prioridade no trânsito é do pedestre, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso porque os pedestres são os mais vulneráveis em caso de acidentes. Entretanto, em São Paulo, um levantamento mostrou que os idosos e as outras pessoas estão sofrendo para atravessar a rua. Isso porque o tempo de espera tem sido de menos de 7 segundos.

Nova lei do Detrann afeta semáforos e idosos (Foto: Montagem)
Nova lei do Detrann afeta semáforos e idosos (Foto: Montagem)

Passar no sinal vermelho gera multa?

Avançar o sinal vermelho considera-se uma infração gravíssima no Brasil, conforme o artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Porém, essa infração resulta em uma multa no valor de R$293,47 e na adição de 7 pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista infrator.

Em situações específicas, como em algumas vias onde a sinalização permite que os motoristas façam a conversão à direita no sinal vermelho, eles podem realizar a manobra.

No entanto, é essencial que os motoristas estejam atentos às placas indicativas e às regras locais para garantir a conformidade com a legislação vigente.

Por fim, confira mais matérias sobre atualidades clicando aqui.

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Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

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