O prefeito Ricardo Nunes fica em alerta com lei dos semáforos e o tempo de travessia da população idosa na cidade de São Paulo. A situação ficou preocupante
São Paulo é a maior metrópole da América Latina e, consequentemente, possui um dos trânsitos mais caóticos do Brasil. Ciente da situação, Ricardo Nunes cravou uma proibição que atinge os idosos 60+.
De acordo com informações de uma matéria do G1, o tempo dos semáforos para travessia de pedestres na cidade de São Paulo não é o suficiente. Os idosos são quem mais sofre com essa situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em alguns trechos da cidade, por exemplo, os pedestres esperaram pela travessia por 6 minutos e 45 segundos. Mas, quando o semáforo abre, os pedestres têm apenas 6 segundos para atravessar.

Segundo o levantamento feito pelo Instituto Corrida Amiga feito em capitais do Brasil, o tempo médio de espera do pedestre é de 2 minutos e 11 segundos e o de travessia é de apenas 7 segundos.
Aliás, o artigo 9º da lei de nº 16.673, de 13 de junho de 2017, fala sobre os direitos assegurados aos pedestres. Como a existência de faixas de pedestre para travessia segura das vias públicas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a lei garante “tempo suficiente para travessia segura […] adequado a cada local, horário e ao fluxo e ritmo de mobilidade do público usuário, constituído por crianças, escolares, idosos”.
Inclusive, o Estatuto do Pedestre coloca também o tempo máximo de espera que seria de até 90 segundos. Ou seja, necessitasse de uma conscientização coletiva de todas as pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia é colocar sempre o pedestre como prioritário no sistema de mobilidade urbana condizente com o Código de Trânsito Brasileiro e com a própria política nacional de mobilidade urbana.
Considerações finais
A prioridade no trânsito é do pedestre, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso porque os pedestres são os mais vulneráveis em caso de acidentes. Entretanto, em São Paulo, um levantamento mostrou que os idosos e as outras pessoas estão sofrendo para atravessar a rua. Isso porque o tempo de espera tem sido de menos de 7 segundos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Passar no sinal vermelho gera multa?
Avançar o sinal vermelho considera-se uma infração gravíssima no Brasil, conforme o artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Porém, essa infração resulta em uma multa no valor de R$293,47 e na adição de 7 pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista infrator.
Em situações específicas, como em algumas vias onde a sinalização permite que os motoristas façam a conversão à direita no sinal vermelho, eles podem realizar a manobra.
No entanto, é essencial que os motoristas estejam atentos às placas indicativas e às regras locais para garantir a conformidade com a legislação vigente.
Por fim, confira mais matérias sobre atualidades clicando aqui.