Uma regra sobre os colaboradores é fiscalizada pela legislação e, se for descumprida, pode render problemas na Justiça
Em São Paulo, existem nada menos que 193 populares shoppings em funcionamento. Entre eles, o Itaquera e o Tatuapé, na Zona Leste da capital, que são alguns dos principais.
Segundo a Abrasce, esse número representa 30,2% do total no Brasil. São milhares de visitantes diariamente e uma movimentação financeira bilionária para a economia do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para atender uma alta demanda e as atividades fundamentais, existe um time de lojistas, faxineiros, vendedores e outras várias profissões. Mas, claro, há também regras necessárias.
Segundo o Ponto Go, a lei permite que os trabalhadores dos shoppings atuem por, no máximo, 44 horas semanais, incluindo o sábado. Já sobre a jornada diária, o expediente não pode passar de 8 horas, podendo render até ação judicial, caso a norma não for cumprida.
Sobre os clientes, a legislação também impôs algumas regras. Uma delas é sobre os fraldários. Desde 2017, a lei municipal paulistana obriga que os shoppings tenham espaços que possam ser acessados por homens e mulheres. Com isso, todos eles precisaram ser adaptados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Universa, do Uol, aqueles que descumprissem a mudança seriam advertidos e, caso não atendessem à exigência sobre o fraldário unissex, estariam sujeitos à multa de R$ 10 mil, correndo risco de dobrar. Hoje, todos os empreendimentos seguem essa ordem.
Qual o maior shopping do Brasil?
O Aricanduva, localizado na avenida que leva o mesmo nome, na Zona Leste, é o maior espaço comercial do Brasil e da América Latina. São três shoppings unificados, além de um enorme estacionamento, totalizando uma área de 423 mil metros quadrados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das dívidas do IPVA e canetada de Tarcísio: Lei em vigor em 2024 em SP salva motoristas da Uber e da 99
● Liberado pelo Detran-SP: Lei de trânsito traz vitória a motoristas e fim do rodízio em 2024 nesta segunda (23)
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE