Eduardo Paes decreta nova lei dos shoppings do Rio De Janeiro com proibição que atinge empreendimentos e até consumidores
Inúmeros cariocas adoram passar o tempo livre nos principais shoppings do Rio de Janeiro, como RioSul, Botafogo Praia e mais, seja para passear, aproveitar o lançamento de um filme, realizar compras ou até mesmo realizar uma deliciosa refeição.
Nesta quinta-feira, 08, iremos relembrar uma nova lei, aprovada por Eduardo Paes, que traz uma grande proibição e afeta diretamente os empreendimentos e até clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 28 de julho de 2022, o prefeito do Rio de Janeiro sancionou uma lei que obriga shopping centers e estabelecimentos similares da capital a instalarem fraldários em banheiros masculinos.
A Lei Complementar nº 255/2022 é assinada pelos vereadores Monica Benicio (PSOL), Dr. Gilberto (Podemos) e Felipe Boró (Patriota), segundo o portal O Dia.
Com a nova lei, os shoppings do Rio de Janeiro estão proibidos de não terem fraldários em banheiros masculinos ou um local reservado para livre acesso de ambos os sexos para cuidarem de seus bebês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fraldário é um ambiente reservados que disponham de bancada para troca de fraldas, de lavatório e de equipamento para a higienização de mãos. A medida é de extrema importância para que os pais também possam cuidar de seus bebês adequadamente.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Dr. Gilberto, um dos autores da lei, reforçou que a proposta visa melhorar a divisão de responsabilidade e a importância da presença do pai nos cuidados com o bebê.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
● Nova lei e Detran ciente: Exame médico obrigatório é confirmado à lista de motoristas 50+ em 2025
● Detran ciente: Nova lei de trânsito em vigor crava 2 alertas sobre a CNH aos motoristas 50+ no Brasil
“A questão é sobre a paternidade ativa e sobre a importância da urgência de uma divisão igualitária em relação aos cuidados com as crianças. Contudo, por mais que cada núcleo familiar se fortaleça em termos de igualdade, é verídico que muitos aspectos sociais não correspondem a essa realidade”, disse Dr. Gilberto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os shoppings que não cumprirem a lei receberão uma advertência. Caso a determinação não seja atendida, será aplicada uma multa de R$ 10 mil, de acordo com o portal Extra.
Em São Paulo, no ano de 2018, o até então prefeito de São Paulo, Bruno Covas, também decretou a lei para os estabelecimentos em São Paulo.
O projeto é de autoria dos vereadores Sâmia Bomfim e Toninho Vespoli, ambos do PSOL, e Eduardo Suplicy, do PT.
Qual a cidade que tem mais shoppings no Brasil?
Por fim, uma dúvida frequente dos brasileiros é a cidade que mais possuí shoppings no país. O estado com o maior número de shoppings é São Paulo, com cerca de 190 estabelecimentos, de acordo com informações do portal Quinto Andar.