Chocou

Está em vigor HOJE (05): Nova lei do CPF chega com mudanças cruciais e assusta milhões de brasileiros

Lei do CPF em vigor assusta os brasileiros (Reprodução: Montagem TV Foco)

Lei do CPF em vigor assusta os brasileiros (Reprodução: Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fique por dentro de uma nova lei do CPF, que está em vigor, com uma mudança fundamental, que assusta milhões de brasileiros. Já nesta segunda-feira (05) você pode encarar de frente essa mudança

Todos os brasileiros precisam se atentar em uma nova lei do CPF, que chega com mudanças cruciais e assusta a todos. Vale ressaltar que ela está em vigor nesta segunda-feira (05) e visa sempre uma maior segurança para o sistema de um documento tão importante.

O documento, em breve, vai se tornar mais importante para se ter na carteira, passando o RG. Portanto você precisa ficar por dentro de todas as atualizações, já que ele será fundamental para as principais ações em um futuro próximo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘G1’, a Secretaria da Receita Federal publicou no Diário Oficial da União, do dia 10 de janeiro deste ano, a possibilidade de realização de reconhecimento facial em casos de inconsistências de dados no CPF.

Assim, a ideia é aumentar a segurança nos casos de obtenção e regularização do documento, que em breve se tornará o número único para a identificação do cidadão. Isso porque, o que conhecemos como RG hoje, passará a ser o CIN, apenas com o número do CPF no documento.

“O Fisco poderá solicitar que o cidadão compareça às unidades de atendimento, portando o documento original de identidade ou cópia autenticada, e que seja feita uma foto, para fins de reconhecimento facial”, diz a norma publicada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo pode ser por conta da alteração de dados da castrais, regularização da situação cadastral, cancelamento da inscrição e do restabelecimento da inscrição. Isso tudo assusta os brasileiros, preocupados com a segurança de seus dados no passado, mas tudo isso é para aumentar ainda mais a segurança.

O comunicado da Receita Federal

A Receita Federal informou que esse reconhecimento facial só pode ser no caso de as informações prestadas durante o processo eletrônico estejam diferentes do que constam na base de dados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, se as informações tiverem em conformidade com os dados do Fisco, o documento pode ter a sua emissão normalmente pela Internet, como acontecia antigamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O conjunto de mudanças implementadas pela norma [para emissão do CPF, usado na nova carteira de identidade] aperfeiçoa o acesso aos serviços públicos pelos cidadãos, bem como fortalece a aplicação adequada dos recursos públicos. Criando barreiras para eventuais fraudes ou desvios de recursos”, disse a Receita Federal.

Quando a CIN será obrigatório?

A CIN (Carteira de Identificação Nacional), terá como obrigatoriedade a partir de fevereiro de 2032. Isso porque o RG não terá mais validade nesta época.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile