ATENÇÃO!
Lei EM VIGOR: Decreto confirmado em território brasileiros traz obrigação que atinge em cheio Uber e 99
16/08/2024 às 20h17
Legislação que já está em vigor atinge em cheio empresas de aplicativos de corridas, que são obrigadas a adotarem política envolvendo passageiros; veja agora
Não há dúvidas de que empresas como Uber e 99 são duas gigantes quando o assunto se trata de serviços de corridas de aplicativo. A grande realidade é que, as companhias são o porto de seguro de milhões quando o tempo não é favorável para chegar em determinados locais ou até mesmo para um trajeto planejado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o assunto da vez trata-se de uma lei que está em vigor e atinge em cheio as empresas de aplicativos de corrida. Acontece que, em um comunicado feito pela Uber, uma nova metodologia envolvendo os meios de transportes das empresas tornou-se obrigação.
Isso porque, a Uber destacou a legislação atual que permite a presença de cães-guias nos veículos de aplicativo. A Lei nº 11.126, também conhecida como Lei do Cão-Guia, assegurando o direito das pessoas com deficiência visual de serem acompanhada pelos seus guias (cachorros) em todos os meios de transporte desde 2005. A Uber enfatizou a relevância dessa lei no transporte e a importância do respeito através de uma postagem no X.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É lei*: pessoas com deficiência visual acompanhadas de cães-guia e pessoas habilitadas com cães-guia em socialização ou em treinamento, têm o direito de levar o cão para todos os lugares, inclusive nos meios de transporte”, disse a nota.
Em seguida, a empresa ressaltou que o cão-guia está acostumado a viajar no carro e até mostrou um vídeo de Katia e Willy. “Os bichinhos já estão acostumados e ficam super tranquilos dentro dos veículos. A Katia e o Willy, do @InstitutoAdimax, mostram como funciona isso na prática”. Katia apareceu no vídeo acompanhada de seu cão-guia, o Willy. Nas imagens é possível ver o bichinho calmo e deitado no chão do carro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em comunicado na época, a Uber alega ter como política que “motoristas parceiros cumpram a legislação que rege o transporte de pessoas com deficiência e acomodem cães de serviço”.
Adicionalmente, a empresa destaca que oferece materiais informativo, incluindo um manual de acessibilidade, com diretrizes para os motoristas lidares com passageiros com deficiência.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
É importante notar que a legislação também se aplica a 99, uma vez que garante o direito de acompanhamento de cães-guias em todos os meios de transporte. No site oficial da 99, a companhia enfatiza que os motorista que se recusarem a aceitar corridas podem ser sujeitos a multas, conforme estabelecido no artigo 3 da Lei nº 11.126/2005.
QUANDO A UBER CHEGOU NO BRASIL?
A empresa é uma empresa multinacional americana e prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano. Em 2009, a empresa foi fundada por Garrett Camp e Travis Kalanick na Califórnia, Estados Unidos. No entanto, a empresa chegou no Brasil apenas no ano de 2014. Desde então, outros aplicativos como 99, Cabify e outros chegaram.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: