Uma nova lei municipal foi aprovada cravando o fim do uso do Real. Dessa forma, outra moeda entra em vigor a milhares de brasileiros. A seguir confira todos os detalhes
Não é segredo que nosso atual sistema monetário adotou o real como a moeda oficial do Brasil. Implantado em 1994, no durante o governo do ex-presidente da República, Itamar Franco, por meio do ministro Fernando Henrique Cardoso. A inserção do novo sistema financeiro cravou um novo ciclo ao desenvolvimento econômico do país.
Antes do Real, tivemos diversas outras moedas como o real português, cruzeiro, cruzado, entre outros, e atualmente o real. No entanto, recentemente, milhares de brasileiros foram pegos de surpresa com a chegada de uma nova moeda que já se encontra em vigor e fez com que essa parcela da população se despedisse da atual moeda oficial do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, uma variação da moeda surgiu recentemente em Minas Gerais e acabou surpreendendo toda a população. Acontece que, na região Sudeste, após uma lei entrar em vigor, muitos vão se despedir do Real. Vale lembrar, no entanto, que a mudança é apenas para uma cidade do estado, tendo validade somente no local.
Segundo o portal ‘Valor’, o fato diz respeito a cidade de Resplendor, pequeno município de Minas Gerais com 17,2 mil habitantes (conforme o Censo IBGE 2022). Desde abril deste ano, os moradores passaram a ter no bolso outro meio de pagamento físico, sendo ele as notas de Ubérrima. Uma alternativa ao famoso real e sendo uma das primeiras do tipo no Brasil.
Segundo a prefeitura, a moeda foi desenvolvida e implementada com o apoio do Sebrae Minas Gerais. Para isso, foi necessário um investimento de R$ 80 mil na impressão de 70 mil cédulas. A chegada das cédulas veio em cinco valores diferentes, sendo eles 1, 2, 5, 10 e 20 ubérrimas. Cada ubérrima (Ub$), corresponde a um R$ 1,00.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Valendo o mesmo que o real, a implementação da nova moeda causou dúvidas, no entanto, o dinheiro é autoexplicativo, e carrega consigo um informativo, veja: “Desenvolvida com objetivo de fortalecer a economia local, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Resplendor/MG e o Sebrae/MG. Esta cédula possui validade apenas no território do Município de Resplendor/MG”, destaca.
Criada pela Lei Municipal 1206/2022, a Ubérrima possui 2 objetivos. O primeiro é reter a riqueza no município, já que ela não é aceita em outras cidades e incentiva o consumo em Resplendor e aumenta o número de transações no próprio território. A ubérrima não é obrigatória. Tanto que até poucos dias apenas 50 estabelecimentos passaram a aceitar a moeda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Facão à solta: Fechamento de 157 agências do Itaú é confirmado e assusta correntistas
● Tchau, cartão de crédito: Banco Central traz substituto salvador aos clientes e crava +1 virada no PIX
● 31km de extensão e 24 estações: Canetada de Tarcísio traz 2 viradas para nova linha de metrô no coração de SP
O que é Drex?
Para quem não sabe, Drex é a sigla para Digital, Real, Eletrônico e o X que passa a ideia de modernidade e conexão, além de fazer referência ao Pix. Segundo o Banco Central do Brasil, essa será a nova moeda digital brasileira e vai funcionar como uma extensão do papel-moeda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE