Você já pode dar adeus a sua CNH física e começar a usar a nova substituta
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento mais importante para os motoristas brasileiros. Sem ela, a pessoa que estiver dirigindo e for pega, deverá pagar uma multa no valor superior a 800 reais. Dessa forma, para facilitar a vida de muita gente que pode acabar esquecendo de pegar a carteira, uma nova Lei do Contran garante o substituto do documento. A seguir, você verá quem é esse que entra em cena para ajudar os motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando sobre a CNH Digital. Vale dizer que, ela está implementada no Brasil desde 2017, e representa uma inovação grandiosa na forma como os motoristas portam e utilizam a CNH. Sua funcionalidade se dá por meio do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. Sendo assim, essa tecnologia dispensa ao motorista a necessidade da versão física da carteira, possibilitando acesso completo ao documento com qualquer celular.
Dessa forma, como já dissemos anteriormente, caso você esqueça seu documento físico em casa, tendo a CNH Digital, você não enfrentará nenhum problema. Já que a documentação é oficial, e seu login é feito mediante seu cadastro no sistema do Governo Federal. Essa tecnologia é totalmente válida caso seja parado pela polícia. Além disso, o aplicativo oferece diversas funcionalidades, como dados dos veículos, verificar infrações e transferir multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira quais são os 5 passos online para ter acesso a CNH Digital:
Vale dizer que emitir a CNH Digital é um processo bastante simples que requer que você baixe o aplicativo oficial e faça um cadastro inicial utilizando o sistema de Login Único do Governo Federal. Além disso, inclui a leitura do QR Code na carteira física e a confirmação de dados pessoais como o CEP, assegurando a autenticidade e a segurança da operação. Confira a seguir o passo a passo:
- Baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu celular.
- Realize o cadastro ou login utilizando a plataforma do Gov BR.
- Escaneie o QR Code presente na sua CNH física para validar o documento.
- Confirme seu endereço e outros dados cadastrais necessários.
- Acesse sua CNH digital diretamente no aplicativo sempre que precisar.
A Lei
A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) n° 886, de 13 de dezembro de 2021, é quem traz as regras que regulamentam as especificações, a produção e a expedição da CNH. Deixando claro que o motorista pode tanto usar o documento físico como o digital, ficando a critério do condutor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto custa para tirar a Carteira Nacional de Habilitação em 2024?
De acordo com informações do portal ‘BM&C News’, o valor total para a obtenção da CNH B em 2024 pode variar entre R$ 1.800 e R$ 2.600, dependendo da cidade. Por isso, é importante fazer sempre uma pesquisa e escolher a autoescola que ofereça as melhores condições para o seu bolso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE