Tudo sobre a modalidade de aposentadoria do INSS neste ano de 2024
Antes de mais nada, ressaltamos que o INSS se trata de uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes. Dessa forma, a autarquia garante direitos aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Assim, com aposentadoria antecipada pra casa dos 50, vocês irão conferir neste domingo (5), tudo sobre a lei em vigor no governo Lula que crava o melhor benefício do INSS em 2024. As informações são do portal BM&C News.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme foi divulgado pela fonte, a aposentadoria especial sempre foi um tema de extrema importância no contexto previdenciário brasileiro, principalmente para profissionais que exercem atividades consideradas de risco.
Sendo assim, o INSS atualizou os critérios para a concessão desse tipo de aposentadoria, que impacta diretamente trabalhadores que se encontram em funções prejudiciais à sua saúde ou integridade física.
Antes de mais nada, confira a seguir o que configura uma atividade especial:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Exposição a agentes físicos: ruído, vibrações, radiações, temperaturas extremas, agentes químicos, agentes biológicos e poeiras minerais.
- Riscos à integridade física: trabalho em altura, em subsolo, com produtos inflamáveis ou explosivos, com eletricidade, em contato com animais perigosos ou em serviços de segurança pública.
Ou seja, em suma, esse tipo de aposentadoria é destinado a profissionais que trabalham expostos a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos, ou ainda àqueles expostos a riscos excepcionais.
Quem tem direito a conseguir aposentadoria especial?
Confira a seguir alguns dos requisitos para este tipo de aposentadoria:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mais de R$1500: Benefício é garantido pelo INSS para salvar idosos 65+ mesmo sem contribuição em 2 passos
● Aposentadoria do INSS: Lei armada aprova +2 doenças que garantem benefício antecipado na era Lula
● Presentão de Ano Novo: Pagamento do INSS acerta em cheio aposentados e pensionistas em janeiro de 2025
- Idades mínimas de 55, 58 e 60 anos dependendo do tempo de contribuição e do risco da atividade.
- Contribuição de 15, 20 ou 25 anos dependendo do grau de risco da atividade exercida.
- Para trabalhadores que já estavam no mercado antes da reforma de 2019, é necessário alcançar uma pontuação que varia conforme o risco da atividade.
Dito isso, se você atende aos requisitos e tem interesse nessa modalidade, saiba que pedido pode ser feito diretamente no site ou aplicativo do “Meu INSS”, facilitando o acesso aos serviços previdenciários sem a necessidade de deslocamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE