Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

ATENÇÃO!

Adeus: Lei em vigor traz fim de pagamento tão popular quanto o PIX no Brasil e atinge Caixa, Itaú e +bancos

28/08/2024 às 0h03

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Pagamento tão popular quanto o PIX tem fim e atinge Caixa, Itaú e +bancos - (Foto: Reprodução / Internet)

Milhares de brasileiros surpresos com o fim de pagamento crucial na vida de usuários dos bancos da Caixa Econômica Federal, Itaú e outros

Sabemos que é praticamente impossível viver em uma sociedade sem as leis. O Brasil, por exemplo, possui ordenamentos que vão desde os casos mais graves até mesmo as infrações de trânsito. E por falar nisso, uma Lei em vigor traz fim de pagamento tão popular quanto o PIX no Brasil e atinge Caixa, Itaú e demais bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, com o avanço da tecnologia e a facilidade para grandes áreas do mundo, o PIX passou a ser a ferramenta mais utilizada pelos brasileiros. Isso porque, o acesso a transferências bancárias de forma rápida, simples, sem custos e sem sair de casa tornou-se uma grande vantagem para os usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIX, Banco Central
PIX – (Foto: Divulgação)

Pois, antes mesmo da chegada do PIX, umas das ferramentas mais utilizadas era o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e o TEC (Transferência Especial de Crédito). Ambos favorecia em grande porcentagem a vida de milhares, contudo, apesar disso, também possuíam suas desvantagens, algo que tornou o PIX uma metodologia mais ficaz.

Diante desse cenário, o DOC e o TEC acabaram sendo ‘esquecidos’ pela população, uma vez que não entregavam o que o público buscava, portanto, em fevereiro desse ano, após 40 anos de existência, o Banco Central decretou o fim das ferramentas. As informações são do portal ‘exame’.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fim dos instrumentos afeta bancos como Caixa, Itaú e demais instituições pelo fato de que toda elas também permitiam o uso deles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explica walter Faria, diretor adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Segundo a fonte, “o DOC permitia transferências entre contas bancárias de bancos diferentes e era bastante utilizado pelas pessoas físicas. Já a TEC foram feitas para que empresas realizassem o pagamento de salários e benefícios a seus funcionários.”. Ambos criados pelo Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja logo a seguir as características do DOC e do TEC:

  • Transferências somente até R$ 5 mil;
  • Cobrança de tarifas;
  • Demora para a entrega da transferência;
  • Permissão do banco para transferir;

Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?

O Nubank passou a ser o quarto maior banco brasileiro em número de clientes, ao ultrapassar o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023. Vale lembrar que os dados são do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC). Veja abaixo a lista completa dos 10 maiores:

  • Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
  • Bradesco: 104.486.688 clientes
  • Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
  • Nubank: 77.665.209 clientes
  • Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
  • Santander: 64.360.563 clientes
  • Original: 50.266.862 clientes
  • Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
  • AME Digital: 32.678.718 clientes
  • Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

bancos
DOC
pix
TEC

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.