ATENÇÃO!

Lei está em VIGOR com isenção e mais: 7 benefícios chegam como VITÓRIA a idosos 60+ para salvar o bolso

Lei para idosos +60 (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Lei para idosos +60 (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todos os idosos precisam saber desses novos benefícios que são garantidos por lei

Envelhecer traz consigo desafios únicos, mas também oportunidades para um estilo de vida gratificante e saudável. À medida que atingem a marca dos 60 anos, os idosos podem usufruir de uma série de benefícios que contribuem para o seu bem-estar físico, emocional e social. Nessa fase da vida, a atenção à saúde e o investimento em atividades que promovam a qualidade de vida tornam-se fundamentais.

Exploraremos sete benefícios específicos que podem enriquecer a vida dos idosos, proporcionando-lhes não apenas longevidade, mas também vitalidade e satisfação ao enfrentar os desafios associados ao envelhecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio às transformações que ocorrem com o avançar da idade, é essencial reconhecer e aproveitar as oportunidades que surgem para os idosos acima dos 60 anos. Esses benefícios vão além da simples prevenção de doenças, abrangendo aspectos que influenciam diretamente a qualidade de vida, a autonomia e o senso de propósito.

Carteira do Idoso garante uma série de direitos (Foto: Reprodução/ Internet)

Ao considerar os sete benefícios que serão discutidos, espera-se oferecer insights valiosos sobre como os idosos podem otimizar sua experiência durante essa fase, desfrutando de uma vida plena e equilibrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atendimento prioritário no Procon

Idosos acima de 80 anos têm prioridade especial em relação aos demais idosos. Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) – art. 3º parágrafo 2º. O atendimento preferencial deve ser prestado em hospitais, clínicas, supermercados, cinemas, teatros, aeroportos e muitos outros lugares.

Carteira do idoso

A carteira do idoso é um documento que comprova a renda da pessoa com mais de 60 anos para ter acesso à gratuidade no transporte entre estados e garantir descontos na compra de passagens.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela funciona como um benefício social garantido pela Lei 10.741/03 e tem validade de 2 anos e, para ter acesso, é preciso comprovar renda inferior ou igual a dois salários mínimos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A carteira da pessoa idosa, como também pode ser chamada, é vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e é bastante comum entre os aposentados e pensionistas do INSS.

A carteira do idoso serve para que pessoas com mais de 60 anos tenham acesso à gratuidade ou desconto em passagens entre os estados. Contudo, a carteirinha é válida em todo o território nacional e é obrigatória sua aceitação por todas as empresas de transportes.

Meia-entrada

A Lei Federal que regulamenta a meia-entrada para pessoas com 60 anos ou mais é a 10741/2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso, e concede 50% de desconto para eventos artísticos e de lazer, não sendo cumulativo com outras promoções ou convênios.

Isenção no IPTU

Em geral, aposentados não precisam pagar o IPTU, pois têm direito à isenção do imposto, com idade superior a 60 anos. Tanto aposentados quanto pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter direito à isenção total ou parcial do IPTU, conforme a legislação brasileira.

Idosos podem pedir pela isenção do IPTU e, em alguns casos, do IPVA (Foto: TV Foco)

Passe Livre para o Idoso

O Passe Livre para o Idoso é uma medida essencial que visa facilitar a mobilidade e garantir a participação ativa dos idosos na sociedade. Este benefício geralmente se traduz em isenções ou descontos em tarifas de transporte público, permitindo que os idosos se desloquem de maneira mais acessível e independente.

A iniciativa reconhece não apenas as possíveis limitações financeiras enfrentadas por essa parcela da população, mas também a importância de garantir que eles mantenham sua autonomia e possam participar plenamente das atividades cotidianas.

Vagas para idosos

A Lei 10.098/00, garante que 2% das vagas de estacionamentos sejam destinadas as pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e a Lei 10741/03 garante 5% a idosos. Contudo, quem se encaixa nesses grupos não pode simplesmente estacionar nas vagas, é preciso uso de Credencial.

Atendimento prioritário

Pessoas mais velhas têm prioridade entre os demais idosos. O Estatuto da Pessoa Idosa, descrito na Lei 10.741/2003, garante, entre outros benefícios, o acesso, a proteção e a prioridade em diversos serviços para pessoas maiores de 60 anos de idade.

Benefícios para idosos (Foto: Reprodução, Rm Fm)

Quais são os 8 direitos que o idoso tem?

Conhecer os nossos direitos como cidadãos é essencial para podermos usufruir e reivindicar quando eles são infringidos. Nesse sentido, todas as pessoas, independentemente da idade, devem buscar por informações, para que possam garantir os direitos a si mesmos e aos seus familiares. Veja, a seguir, os principais aspectos que beneficiam os idosos a partir dos 60 anos!

  • Atendimento preferencial
  • Acompanhante em hospitais
  • Medicamentos gratuitos
  • Transporte público
  • Isenção de pagamento de IPTU
  • Pensão alimentícia
  • Tramitação de processos na justiça
  • Vagas exclusivas
  • Além de Meia-entrada 

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile