Aposentadoria antecipada no INSS garante surpresa para CLTs e deixa profissionais em êxtase com a redução para 15 anos de contribuição
Trabalhadores expostos frequentemente a agentes prejudiciais à saúde têm o direito à aposentadoria por insalubridade. Com isso, é possível se aposentar com 25, 20 ou 15 anos de contribuição, a depender do nível de insalubridade.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do Site Contabeis, detalha agora como conseguir essa aposentadoria antecipada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentadoria especial
A aposentadoria especial é um benefício previdenciário concedido a trabalhadores que foram expostos a agentes nocivos à saúde ou à integridade física durante a jornada de trabalho.
A aposentadoria especial por insalubridade é um benefício previdenciário concedido aos trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde (físicos, químicos ou biológicos) por 15, 20 ou 25 anos, dependendo do grau de risco.
Este benefício destina-se a profissionais que desempenham funções em condições ambientais extremas, manipulam materiais tóxicos ou expõem-se a ruídos excessivos e temperaturas extremas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A insalubridade se refere à exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos que possam prejudicar a saúde do trabalhador a médio ou longo prazo.
Regras
Vale destacar que as regras da aposentadoria especial mudaram após a Reforma da Previdência de 2019.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Trabalhadores em êxtase: 2 passos para se aposentar no INSS antes do 50 e derrubar a idade mínima
● É lei: Trabalhadores de carteira assinada estão em êxtase com aposentadoria na casa dos 50 anos
● Comunicado do braço direito de Lula traz real sobre liberação do 14º salário do INSS: “Tenho uma realidade”
Confira a seguir como era a regra de solicitação antes e depois da reforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes da Reforma da Previdência de 2019, os trabalhadores expostos a agentes insalubres poderiam se aposentar após 15, 20 ou 25 anos de contribuição.
Mas não era necessário ter a idade mínima para dar entrada no pedido de aposentadoria.
Contudo, após a Reforma, as regras para aposentadoria especial por insalubridade foram alteradas. Uma das principais mudanças é a regra de transição dos pontos, onde existe a necessidade de atingir uma pontuação que combina idade e tempo de contribuição.
É preciso comprovar a exposição a agentes nocivos e, por fim, é necessário alcançar a idade mínima, que varia conforme o grau de exposição do trabalhador.
Confira abaixo a tabela de riscos com a idade mínima para se aposentar e o tempo mínimo de contribuição conforme o tipo de risco.
- 66 pontos para trabalhadores com 15 anos de exposição;
- 76 pontos para aqueles com 20 anos de exposição;
- 86 pontos para profissionais que trabalharam 25 anos em ambientes insalubres.
Quais profissões são elegíveis para aposentadoria especial do INSS?
Diversas ocupações podem garantir o direito à aposentadoria especial, desde que cumpram as condições de tempo de contribuição e atividade insalubre. Entre as profissões mais comuns que podem usufruir deste benefício estão:
- Telefonistas;
- Motoristas de ônibus e caminhões de carga;
- Operadores de câmaras frigoríficas;
- Soldadores;
- Metalúrgicos;
- Operadores de caldeira e de Raio-X;
- Estivadores;
- Técnicos de enfermagem;
- Vigias armados.
CONCLUSÃO
Por fim, a aposentadoria especial por insalubridade é um benefício importante para os trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde durante sua vida profissional.
Contudo, embora existam diferenças entre aposentadoria especial e adicional por insalubridade, ambos estão relacionados à proteção dos direitos dos trabalhadores.