Decreto de Lula: Nova lei do cartão de crédito está em vigor agora, atingindo trabalhadores e 60+

05/06/2024 às 9h22

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Nova lei de Lula nos cartões de crédito atinge trabalhadores (Reprodução: Montagem TV Foco)

Todos os trabalhadores e idosos com cartão de crédito precisam se atentar a uma nova lei que está em vigor em 2024

O presidente Lula sancionou uma lei que entrou em vigor em janeiro deste ano de 2024, que atinge em cheio o cartão de crédito. Assim, todos os trabalhadores e os idosos 60+ precisam se atentar, pois mexe diretamente com o bolso das pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os cartões chegaram para deixar tudo mais simples na hora das compras e dar mais possibilidade aos consumidores. Porém, quem não toma cuidado acaba se endividando e entrando em uma furada, com os juros sempre aumentando.

De acordo com o portal ‘CNN’, entrou em vigor no dia 3 de janeiro de 2024 a lei em que limita em 100% os juros na fatura do rotativo do cartão de crédito. Além disso, também garante a portabilidade gratuita desse encargo, o que se torna uma grande notícia aos trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cartões de crédito salvam a vida de vários brasileiros (Reprodução: Internet)
Cartões de crédito salvam a vida de vários brasileiros (Reprodução: Internet)

Assim, o teto juros será de no máximo o dobro do valor da dívida, não podendo superar. Portanto, se a dívida é no valor de R$100, o valor dos juros vai aumentando até atingir R$200, não passando desse novo limite estabelecido.

Ainda segundo o ‘CNN’, essa decisão não atinge os lojistas, mas pode gerar um impacto nos bancos, já que são eles que garantem o pagamento final da operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os juros se limitam a 100% do valor da dívida (Reprodução: Internet)
Os juros se limitam a 100% do valor da dívida (Reprodução: Internet)

Portabilidade

A lei aprovada, sobre a portabilidade, segundo o site entrará em vigor a partir do dia 1° de julho. Ela prevê a possibilidade do devedor transferir a sua dívida para outro banco, sem nenhum custo adicional.

Assim, a ideia é estimular a competição entre as instituições financeiras e reduzir a taxa de juros. Isso porque a expectativa é que a empresa credora ofereça uma contraproposta, para atrair seu clientes mais do que seus principais concorrentes.

“Os consumidores têm direito à portabilidade do saldo devedor da fatura de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos e de outras dívidas relacionadas, até mesmo aquelas já parceladas, para qualquer instituição financeira”, diz o texto.

Portabilidade fica disponível a partir do dia 1° de julho (Reprodução: Internet)
Portabilidade fica disponível a partir do dia 1° de julho (Reprodução: Internet)

O que é o crédito rotativo?

O Crédito rotativo funciona como uma espécie de empréstimo emergencial, concedido tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas. Seu principal objetivo é evitar que a fatura do cartão de crédito não seja paga.

Thumbnail Video Youtube

Quem você quer que saia do BBB25?

cartão de crédito
juros rotativo cartão de crédito
Luiz Inácio Lula da Silva

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.