FIQUE DE OLHO!

Honda e+ apreendidas: Lei dos escapamentos traz multa imperdoável a donos dessas motos no Piauí, PI

Donos de motos e veículos populares poderão sofrer consequências se cometerem infrações após nova lei dos escapamentos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/GMN)

Donos de motos e veículos populares poderão sofrer consequências se cometerem infrações após nova lei dos escapamentos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/GMN)

Nova lei em Teresina, PI, prevê multas pesadas e retenção de veículos, como alguns modelos da Honda e +, caso seja comprovada a presença de escapamento irregular

Donos de motos populares como Honda, Yamaha e outras marcas, ou qualquer veículo com escapamento adulterado, agora precisam se atentar para não ter o seu sonho sob duas rodas apreendido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque uma nova lei dos escapamentos traz proibição e prevê penalidades rigorosas em Teresina, no estado do Piauí, PI, para quem estiver irregular.

Sancionada no dia 7 de abril, pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil), essa lei pune com multa e até apreensão do veículo quem circular com escapamento irregular, que emita ruído acima dos limites legais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Diário Oficial do Município (DOM) publicou a sanção na edição de quarta-feira (9) e deu início a um novo capítulo na fiscalização do trânsito da capital piauiense.

Silvio Mendes (Foto Reprodução/Parlamento Piauí)
Silvio Mendes (Foto Reprodução/Parlamento Piauí)

Sendo assim, a partir de informações do G1, a equipe especializada em tributos e serviços do TV Foco traz abaixo como a regra funciona e como será executada.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que diz a nova lei dos escapamentos?

O vereador Dudu (PT) apresentou o texto da lei, que a Câmara Municipal de Teresina aprovou por unanimidade em março de 2025.

Em resumo, o principal objetivo é conter a poluição sonora urbana, frequentemente causada por escapamentos modificados que amplificam o som do motor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei proíbe explicitamente:

Nova lei fiscaliza e pune escapamentos irregulares (Foto Reprodução/Internet)

Ou seja, essas práticas, comuns entre motociclistas que buscam desempenho ou estética sonora, agora são passíveis de sanção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem fiscaliza?

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) será responsável pela fiscalização.

Os agentes de trânsito utilizarão decibelímetros, aparelhos capazes de medir a intensidade sonora emitida pelos veículos.

“Os agentes de trânsito, para melhor aferir a infração às regras de trânsito, podem se valer de um aparelho chamado decibelímetro, que mede os decibéis de ruído, o que legitima a aplicação da penalidade” – Escreveu o vereador Dudu na justificativa do projeto.

Qualquer veículo poderá ser enquadrado na nova lei, sendo moto ou carro (Foto Reprodução/Internet)

Limites legais de ruído:

A fiscalização usará como parâmetro os limites de ruído definidos na Resolução nº 252/1999 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que estabelece esses valores com base em medições feitas com os veículos parados.

Confira os principais atributos:

Infrações e penalidades previstas no CTB:

As autoridades poderão enquadrar os motoristas que desrespeitarem a nova lei no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esse artigo classifica como infrações graves, por exemplo:

Conforme mencionamos acima, as principais punições são:

Quem pode ser autuado pela nova lei dos escapamentos no Piauí?

A lei é ampla e não se restringe a motociclistas.

Assim, as autoridades de trânsito podem autuar todos os condutores de veículos automotores, incluindo:

Conclusão:

Em suma, com a nova legislação, Teresina avança na redução da poluição sonora e na promoção do bem-estar coletivo.

Inclusive, o recado é claro: escapamento barulhento vai sair caro. Por fim, com essa nova lei, o silêncio também passa a ter ainda mais valor no trânsito da capital.

Mas, para saber outras leis e até isenções envolvendo motoristas, clique aqui*.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile