Atenção

Bloqueio no INSS e nos bancos: Lei do novo RG em vigor traz 3 proibições que aterrorizam os brasileiros

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei do RG atinge em cheio INSS e todos os bancos (Reprodução: Montagem TV Foco)

O novo RG já está tendo a sua emissão em praticamente todo o Brasil e traz proibições que ligam o sinal de alerta nos brasileiros. Isso porque envolve todos os bancos e também o INSS

O RG como todos conhecem hoje está com os dias contados, trazendo uma nova identificação para todos os brasileiros. Porém há 3 proibições que geram preocupações, com a possibilidade de bloqueios no banco e em um dos principais benefícios do país, como o INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até então o documento de identificação tinha a sua emissão em uma unidade da federação, ou seja, cada estado continha o seu. Assim, uma única pessoa poderia ter até 27 diferentes, o que representaria um grande problema, caso quisesse cometer algum tipo de fraude.

Portanto, já está em vigor o novo RG, que se chama Carteira de Identidade Nacional (CIN), e até o ano de 2032 o modelo antigo deixará de existir. Dessa maneira, todos os brasileiros precisam se atentar nas regras em que chegam junto com o novo documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Blog.Meuid’, a carteira terá uma validade de 10 anos para as pessoas com até 60 anos de idade. Já para quem atingiu essa idade, o prazo é indeterminado, portanto não precisa renovar o documento.

Regras atingem bancos e INSS

Ainda segundo o site, os bancos poderão recusar algum serviço solicitado, caso o CIN estiver com uma foto envelhecida e que não seja capaz de identificar a pessoa. Assim, a pessoa precisa emitir a 2° via, para que consiga fazer o que deseja sem mais problemas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso é uma medida dos bancos para evitar fraudes e garantir que nenhuma pessoa realize um empréstimo no nome de outra pessoa.

Já no INSS também há um problema com a documentação, principalmente aqueles aposentados que precisam realizar a prova de vida. Segundo o portal, a validade do documento também será de 10 anos, caso contrário, poderá ter o benefício bloqueado pela falta de identificação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em que ano o CIN será obrigatório?

O RG tradicional e antigo terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2032, por tanto, a partir dessa data o CIN terá obrigatoriedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile