O novo RG já está tendo a sua emissão em praticamente todo o Brasil e traz proibições que ligam o sinal de alerta nos brasileiros. Isso porque envolve todos os bancos e também o INSS
O RG como todos conhecem hoje está com os dias contados, trazendo uma nova identificação para todos os brasileiros. Porém há 3 proibições que geram preocupações, com a possibilidade de bloqueios no banco e em um dos principais benefícios do país, como o INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até então o documento de identificação tinha a sua emissão em uma unidade da federação, ou seja, cada estado continha o seu. Assim, uma única pessoa poderia ter até 27 diferentes, o que representaria um grande problema, caso quisesse cometer algum tipo de fraude.
Portanto, já está em vigor o novo RG, que se chama Carteira de Identidade Nacional (CIN), e até o ano de 2032 o modelo antigo deixará de existir. Dessa maneira, todos os brasileiros precisam se atentar nas regras em que chegam junto com o novo documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Blog.Meuid’, a carteira terá uma validade de 10 anos para as pessoas com até 60 anos de idade. Já para quem atingiu essa idade, o prazo é indeterminado, portanto não precisa renovar o documento.
Regras atingem bancos e INSS
Ainda segundo o site, os bancos poderão recusar algum serviço solicitado, caso o CIN estiver com uma foto envelhecida e que não seja capaz de identificar a pessoa. Assim, a pessoa precisa emitir a 2° via, para que consiga fazer o que deseja sem mais problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso é uma medida dos bancos para evitar fraudes e garantir que nenhuma pessoa realize um empréstimo no nome de outra pessoa.
Já no INSS também há um problema com a documentação, principalmente aqueles aposentados que precisam realizar a prova de vida. Segundo o portal, a validade do documento também será de 10 anos, caso contrário, poderá ter o benefício bloqueado pela falta de identificação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula libera 13º salário com 15 presentões aos aposentados do INSS em NOVEMBRO
● Falta de ar, tontura, tosse e +5: 8 sintomas que podem indicar infarto e muitas mulheres 40+ nem imaginam
● Serasa toma decisão e faz anúncio hoje (19/11) para salvar CPFs que tem dívidas de R$ 500, R$ 1 mil e até mais
Em que ano o CIN será obrigatório?
O RG tradicional e antigo terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2032, por tanto, a partir dessa data o CIN terá obrigatoriedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE