Festa

Melhor que feriado: Lei trabalhista anunciada em 2025 garante folga extra à lista de trabalhadores no RS

Lei trabalhista anunciada com folga extra aos trabalhadores do RS (Reprodução: Montagem TV Foco)

Lei trabalhista anunciada com folga extra aos trabalhadores do RS (Reprodução: Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parte dos trabalhadores do Rio Grande do Sul estão vibrando com a possibilidade de uma lei que garante folga extra

Em fevereiro de 2025 entrou em tramitação um Projeto de Lei em que garante uma folga extra a parte dos trabalhadores do Rio Grande do Sul.

Assim se tornaria melhor até mesmo que um feriado, já que pode ser em qualquer dia da semana e até mais de uma folga seguida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O time do TV Foco especializado em Legislação, a partir de informações do portal ‘Câmara Poá’, traz à tona um novo Projeto de Lei no Rio Grande do Sul.

Trata-se de uma proposta para que os trabalhadores ao ar livre não precisem trabalhar em dias de calor extremo, pensando no bem-estar.

Ondas de calor no Brasil

Novo projeto de lei

De acordo com o portal do Governo do Rio Grande do Sul, no último dia 12 de fevereiro entrou em tramitação na Câmara Municipal o novo projeto de lei.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nele, proíbe que servidores públicos municipais e trabalhadores terceirizados, com trabalho ao ar livre, exerçam suas funções em dia de calor extremo.

A proposta tem autoria do vereados Giovani Culau e Coletivo, não se aplicando aos servidores e trabalhadores terceirizados de serviços essenciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considera-se calor extremo, segundo o texto, os dias em que a temperatura está muito mais alta que a média do local, considerando a época do ano.

Assim, essa condição acaba colocando a saúde do trabalhador em risco, por conta do nível de radiação solar estar mais elevado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhadores em obras seriam um dos afetados (Reprodução: Canva)

Medidas preventivas e protetivas

O autor do projeto garante que essa medida seria preventiva e protetiva para todos os trabalhadores terceirizados e servidores públicos que exercem função ao ar livre.

Isso porque estão expostos a qualquer risco de saúde humana, decorrente do calor extremo e os altos índices de radiação solar.

“Ao proibir o trabalho sob condições climáticas extremas, buscamos prevenir acidentes e proteger a integridades física e mental dos profissionais”, destacou Giovani Calau.

Portanto, em caso de aprovação, esse grupo de CLTs teriam dias a mais e folga durante o ano, sendo até mesmo melhor que feriados.

Mas ainda precisa da aprovação para entrar em vigor e por enquanto segue tudo do jeito que está.

Calor extremo é quando a temperatura está muito acima da média (Reprodução: Internet)

Conclusões finais

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei em que atinge em cheio os servidores públicos e trabalhadores terceirizados.

Isso porque os proibiriam de trabalhar ao ar livre em dias de calor extremo, protegendo a saúde de todos os envolvidos.

Confira mais matérias sobre leis trabalhistas

Qual a temperatura média anual no Brasil?

De acordo com o portal ‘Brasil Escola’, a temperatura média anual no Brasil é de 24°C, mas pode aumentar nos próximos anos.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile