CONFIRA!

Tchau, 1h de intervalo: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera 2 horas de almoço aos CLTs

14/04/2025 às 13h30

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Carteira de Trabalho / Horário de Almoço - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo o que você precisa saber sobre a lei trabalhista em vigor em 2025 libera 2 horas de almoço

Nesta segunda-feira, dia 14, uma importante lei trabalhista acaba se tornando pauta. Antes de mais nada, é válido falar que as leis trabalhistas são fundamentais para garantir os direitos dos trabalhadores.

Dessa forma, as leis agem promovendo condições justas de trabalho, segurança e equilíbrio nas relações entre empregados e empregadores. Elas asseguram salário mínimo, jornada de trabalho, férias, décimo terceiro salário e proteção contra demissões injustas, contribuindo para a dignidade, valorização e bem-estar dos profissionais em todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, sabendo de tudo isso, com direito a tchau 1h de intervalo, vocês irão conferir a lei trabalhista em vigor em 2025 que libera 2 horas de almoço aos CLTs, chegando como um verdadeiro presente na jornada de trabalho de milhares.

Bom, em suma, de acordo com informações do portal Ponto Tel, o tempo oferecido para o funcionário tirar o horário de almoço pode variar.

LEIS TRABALHISTAS – Montagem: TVFOCO

LEI QUE DETERMINA HORÁRIO DE ALMOÇO

Inclusive, existem alguns trabalhadores que podem ter direito a duas horas de almoço. Confira o que diz a lei sobre o horário de almoço:

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

§ 1º – Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

§ 2º – Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho“, diz.

Assim, de acordo com a fonte, a lei apenas determina um tempo mínimo e máximo para o intervalo de almoço, e regulamenta que jornadas superiores a 6 horas devem ter no mínimo uma hora e máximo duas horas de intervalo.

CONCLUSÃO

Por fim, é válido falar que, qualquer funcionário, seja efetivo ou temporário, que trabalhe mais de 6 horas diárias tem direito a uma ou duas horas de intervalo. Quem trabalha seis horas ou mais, a lei específica que o intervalo de almoço deve ser de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas. 

LEIS TRABALHISTAS – MONTAGEM: TVFOCO

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS LEIS TRABALHISTAS?

Confira a seguir uma lista com as principais leis trabalhistas:

  • Jornada de trabalho
  • Férias remuneradas
  • Salário mínimo
  • 13º salário
  • FGTS
  • Descanso semanal remunerado
  • Licença-maternidade e licença-paternidade
  • Aviso prévio
  • Vale-transporte
  • Hora extra

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR TUDO SOBRE O MUNDO DAS LEIS TRABALHISTAS.

Leis trabalhistas

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.