Tudo sobre a lei trabalhista que traz fim de uma era de rival da Uber em país
As plataformas de entregas e viagens por aplicativos se popularizaram muito durante os últimos anos, tornando-se uma verdadeira febre pelos quatro cantos do mundo. Prova disso, é a Uber.
Diante de tantas reviravoltas, agora, uma nova lei trabalhista entra em vigor com o fim de uma era para uma gigante em um país antes de 2025. Assim, vocês saberão de todos os detalhes nesta quinta-feira (5). As informações são do portal Brasil de Fato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a fonte, a plataforma de entrega a domicílio Glovo anunciou que seus entregadores passarão a ser assalariados na Espanha, onde a empresa foi multada por não cumprir a legislação trabalhista ao usar trabalhadores independentes sem contrato para fazer suas entregas.
Comunicado
Assim, diante disso, a empresa acabou emitindo um comunicado informando sobre a mudança. “A direção da Glovo decidiu mudar de um modelo ‘freelancer’ para um modelo baseado no emprego para seus entregadores na Espanha, para evitar mais incertezas legais”, explicou a empresa, que foi adquirida em 2022 pela alemã Delivery Hero.
E então seguiu dando detalhes: “A mudança de modelo operacional” estará “limitada ao negócio da Glovo na Espanha”, um passo que terá um impacto de “100 milhões de euros” (635 milhões de reais) sobre as receitas brutas de exploração da empresa para o ano fiscal 2025, apontou o texto, sobre a rival da Uber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio acabou acontecendo um dia antes de o fundador e CEO da Glovo, Oscar Pierre, comparecer diante de um juiz de instrução em Barcelona para prestar depoimento como investigado por possíveis práticas de sua empresa que violam a legislação trabalhista espanhola, segundo uma fonte judicial.
No início da semana, o grupo anglo-holandês Just Eat, que afirma contratar seus entregadores diretamente na Espanha, anunciou uma ação por “concorrência desleal” contra a Glovo, exigindo uma indenização de 295 milhões de euros (1,88 bilhão de reais).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei do IPVA chega com isenção do imposto mais temido aos donos de carros da Chevrolet e Volks em 2025
● Adeus: Nova lei de trânsito anunciada chega para acabar com radares e traz substituto a motoristas
● Detran em alerta: Globo confirma lei de trânsito dos faróis com multa pesada a motoristas HOJE (13)
A empresa
Em síntese, a Glovo está presente hoje em cerca de 1.500 cidades em 25 países. Na Espanha, a plataforma trabalha com mais de 15.000 pessoas, em sua grande maioria independentes, segundo uma porta-voz da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a adoção da legislação, a empresa catalã aceitou contratar os entregadores de seus supermercados online. Contudo, manteve como autônomos os entregadores de comida pronta, com base em um novo estatuto que reforçava sua autonomia.
Assim, a empresa acabou enviando uma mensagem a todos os seus entregadores notificando a futura mudança de regime, afirmou em comunicado que “abrirá uma mesa de diálogo com os agentes sociais” para “garantir todas as condições no processo de transição para o novo modelo”.
A empresa também reiterou que continuará apostando na Espanha, seu país de origem e principal mercado.
Quais são as maiores empresas de entregas por aplicativo do mundo?
Lista dos principais aplicativos de entrega de alimentos em 2024:
- Uber Eats.
- DoorDash.
- Grubhub.
- Deliveroo.
- Apenas coma.
- Postmates.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DA UBER.