Lei baixa proibição com a CNH e motoristas terão a pior punição
Uma lei de trânsito baixa uma proibição com a CNH e todos os motoristas que forem flagrados com essa irregularidades terão a pior punição, por conta das regras estabelecidas para este ano de 2023.
A Carteira Nacional de Habilitação é fundamental para todos os donos de carros conseguirem conduzir os seus veículos de maneira regular, mas com o passar dos anos, diversas vezes precisam fazer a renovação do documento, para mantê-lo em dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a idade do condutor, há uma certa quantidade de anos do qual a CNH fica válida, e quando chega o limite, o motorista precisa passar por alguns processos para realizar a renovação e seguir com o documento em dia.
Todos os condutores tem até 30 dias após o vencimento para atualizá-la, e todos que forem pegos dirigindo, após esse período, cairá em uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As regras de 2023 seguem de acordo com o artigo 162 do CTB, em que a primeira consequência para quem for flagrado com a CNH vencida há mais de 30 dias, já terá que arcar com uma multa de $293,47.
Além disso, vai acumular mais 7 pontos na carteira e uma das piores consequência é ter o veículo retido, até que um condutor que esteja com a habilitação em dia faça a retirada. Caso não haja ninguém, o carro ficará no depósito, gerando ainda mais prejuízo financeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto tempo para renovar a CNH?
Para quem tem menos de 50 anos, a renovação ocorre a cada 10 anos. Para quem está na faixa entre 50 e e 70 o período cai para 5 anos. Quem tem acima dos 70 anos, o tempo de renovação é de 3 em 3 anos.