ENTENDA!

Lei de última hora traz PROIBIÇÃO que atinge shoppings de SP com alerta ao Bourbon, Center Norte e mais

24/09/2024 às 17h46

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Bourbon Shopping, mulher chocada e Center Norte (Fotos: Reproduções / Internet/ Canva)

Nova lei proíbe obrigatoriedade de serviço nos principais shoppings de São Paulo, como Bourbon e Center Norte

No dia 22 de janeiro de 1991, Luiza Ernundina de Sousa, Prefeita do Município de São Paulo decretou e eu promulgo a Lei N° 10.947. A medida atingiu os principais shoppings da capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei exige que os shoppings de São Paulo, como Bourbon, Center Norte e mais, tenham ambulatório medico ou serviço de pronto-socorro equipado para o atendimento de emergência.

A norma estabelece que o local deve contar com, pelo menos, um médico e uma ambulância, segundo informações do site oficial da Prefeitura de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MUDANÇA

Porém, após 33 anos, uma nova lei chegou para trazer uma proibição na norma de 1991. A medida também afetará os principais shoppings, como Bourbon e Center Norte.

Isso porque, o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucionais as leis municipais de São Paulo, que determinavam a obrigatoriedade da implantação de ambulatório médico ou serviço de pronto-socorro nos estabelecimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANALISE

A tese de repercussão geral foi fixada a partir de julgamento sobre duas leis e um decreto de São Paulo.

A avaliação ocorreu por conta de recurso extraordinário feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), de acordo com informações do UOL.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SEGURIDADE

A Abrasce argumentou que a obrigação originada pelas leis afrontaria a competência privada da União para legislar sobre seguridade social.

José-Ricardo Pereira Lira, sócio do escritório de advocacia Lobo & Lira, são comuns as tentativas de intervenção estatal na atividade econômica, por meio de leis estaduais e municipais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Normalmente, se repetem no território nacional, sendo certo que cada lei, estadual ou municipal, dependendo do tema, sujeita-se a seu respectivo enquadramento constitucional, a suscitar diferentes formas de agir perante o Poder Judiciário”, disse o advogado, que continuou:

No caso dos postos médicos, matéria de que cuidam as leis e o decreto, a arguição de inconstitucionalidade operou-se no Tribunal de Justiça de São Paulo. Outras leis, de outros estados, versando sobre o mesmo assunto, também foram impugnadas pela Abrasce, com sucesso, em outros Tribunais de Justiça”, disse o advogado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAS, AFINAL, O QUE MUDA?

A nova lei garantiu a proibição da obrigatoriedade a implantação de ambulatório médico ou serviço de pronto-socorro nos estabelecimentos.

Assim, os shopping centers localizados no município de São Paulo estão liberados de manter um ambulatório médico ou serviço de pronto-socorro em suas dependências.

Porém, aqueles que optarem não ter o espaço não estarão infringido a lei.

QUANTAS LOJAS TÊM O BOURBON SHOPPING?

O Shopping Bourbon tornou-se um dos maiores centros de compras de São Paulo desde o lançamento.

Por fim, o Shopping Bourbon possuí 210 lojas, com 184.000 m² área construída, 11 salas de cinema e 3.000 vagas no estacionamento.

🚨 Gusttavo Lima foragido + Deolane sai 'pobre' da cadeia + Agress@o nos bastidores de TV  

Bourbon Shopping
Center Norte
Lei ambulatório em shopping
Shoppings

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.