ENTENDA!

Lei de última hora traz PROIBIÇÃO que atinge shoppings de SP com alerta ao Bourbon, Center Norte e mais

Bourbon Shopping, mulher chocada e Center Norte (Fotos: Reproduções / Internet/ Canva)

Bourbon Shopping, mulher chocada e Center Norte (Fotos: Reproduções / Internet/ Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei proíbe obrigatoriedade de serviço nos principais shoppings de São Paulo, como Bourbon e Center Norte

No dia 22 de janeiro de 1991, Luiza Ernundina de Sousa, Prefeita do Município de São Paulo decretou e eu promulgo a Lei N° 10.947. A medida atingiu os principais shoppings da capital.

A lei exige que os shoppings de São Paulo, como Bourbon, Center Norte e mais, tenham ambulatório medico ou serviço de pronto-socorro equipado para o atendimento de emergência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A norma estabelece que o local deve contar com, pelo menos, um médico e uma ambulância, segundo informações do site oficial da Prefeitura de São Paulo.

MUDANÇA

Porém, após 33 anos, uma nova lei chegou para trazer uma proibição na norma de 1991. A medida também afetará os principais shoppings, como Bourbon e Center Norte.

Isso porque, o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucionais as leis municipais de São Paulo, que determinavam a obrigatoriedade da implantação de ambulatório médico ou serviço de pronto-socorro nos estabelecimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANALISE

A tese de repercussão geral foi fixada a partir de julgamento sobre duas leis e um decreto de São Paulo.

A avaliação ocorreu por conta de recurso extraordinário feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), de acordo com informações do UOL.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SEGURIDADE

A Abrasce argumentou que a obrigação originada pelas leis afrontaria a competência privada da União para legislar sobre seguridade social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

José-Ricardo Pereira Lira, sócio do escritório de advocacia Lobo & Lira, são comuns as tentativas de intervenção estatal na atividade econômica, por meio de leis estaduais e municipais.

“Normalmente, se repetem no território nacional, sendo certo que cada lei, estadual ou municipal, dependendo do tema, sujeita-se a seu respectivo enquadramento constitucional, a suscitar diferentes formas de agir perante o Poder Judiciário”, disse o advogado, que continuou:

No caso dos postos médicos, matéria de que cuidam as leis e o decreto, a arguição de inconstitucionalidade operou-se no Tribunal de Justiça de São Paulo. Outras leis, de outros estados, versando sobre o mesmo assunto, também foram impugnadas pela Abrasce, com sucesso, em outros Tribunais de Justiça”, disse o advogado.

MAS, AFINAL, O QUE MUDA?

A nova lei garantiu a proibição da obrigatoriedade a implantação de ambulatório médico ou serviço de pronto-socorro nos estabelecimentos.

Assim, os shopping centers localizados no município de São Paulo estão liberados de manter um ambulatório médico ou serviço de pronto-socorro em suas dependências.

Porém, aqueles que optarem não ter o espaço não estarão infringido a lei.

QUANTAS LOJAS TÊM O BOURBON SHOPPING?

O Shopping Bourbon tornou-se um dos maiores centros de compras de São Paulo desde o lançamento.

Por fim, o Shopping Bourbon possuí 210 lojas, com 184.000 m² área construída, 11 salas de cinema e 3.000 vagas no estacionamento.

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile