Tente não se impactar ao saber detalhes sobre as famosas marcas de café e leite atuadas pela agência reguladora
Antes de mais nada, é importante falar que a Anvisa é uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, dito isso, quando o assunto se trata da nossa saúde, sabemos bem que todo o cuidado é pouco, principalmente quando diz respeito aos alimentos que ingerimos.
Dessa forma, com direito a leite com formol e café com vidro, vocês saberão agora detalhes sobre as bebidas mais amadas do Brasil que foram atuadas pela Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, sem mais delongas, vamos iniciar falando sobre o comunicação de Risco nº 022/2023, que deu conta da suspensão de lote do produto Café Moído e Torrado, marca Café da Terra, distribuído Café Terra do Rei LTDA, pela Anvisa.
Por meio do seu portal oficial, em nota divulgada em 29 de março de 2023, a Anvisa informou que suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra, validade: 27/04/2023, distribuído por Café Terra do Rei LTDA, CNPJ nº 17.050.583/0001-68.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 838.1P.0/2022 emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro; que apresenta resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana, indicando falhas das Boas Práticas, devido ao resultado insatisfatório pela presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro), no lote do produto em questão”, disse a Anvisa na ocasião.
A reforçar, a proibição da agência se deu apenas no lote citado e a marca segue funcionando normalmente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além desse caso, também podemos citar outro que deu muito o que falar. Acontece que uma famosa marca de Leite foi informada sobre a suspeita de conter formol, segundo investigação do Ministério Público do RS. Contudo. A empresa negou a irregularidade, mas mesmo assim retirou seus produtos das prateleiras.
Qual marca de leite foi atuada pela Anvisa?
Bom, no ano de 2014, apesar de as investigações do MP-RS indicarem a adulteração do leite, a LBR Lácteos, dona da marca Líder e Parmalat, negou que os produtos encaminhados ao Paraná e São Paulo tenha sido “batizados”.
Ao tomar conhecimento do possível problema, as embalagens foram recolhidas como “medida preventiva”. A LBR declarou ainda que realizou outros testes com amostras do leite dos lotes possivelmente contaminados e que não identificou nenhum problema.
Já o Ministério da Agricultura disse que determinou o recolhimento do produto, mas que a LBR recorreu à Justiça para que ele não fosse recolhido.
As informações dão conta de que, conforme o MP, 300 mil litros de leite adulterado foram enviados a Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná, e colocados à venda. Ainda de acordo com o MP, transportadores faziam a troca de leite de um caminhão para outro, sem condições de higiene.
Por fim, é importante salientar mais uma vez que tal caso ocorreu em 2014 e atualmente tanto a Líder como a Parmalat continuam sendo comercializadas, mostrando assim que a situação foi devidamente resolvida.
Ambas as marcas estão ativas nas redes sociais aonde promovem novidades dos produtos e interações com seus consumidores.