Inúmeros paulistas podem garantir isenção ou desconto no transporte com Bilhete Único
Na última terça-feira, 31, uma notícia envolvendo uma nova liberação do Bilhete Único, que trará isenção para inúmeros cidadãos em São Paulo veio à tona.
Nesta quinta-feira, 02, iremos mostrar todos os detalhes sobre a liberação, que estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 06.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, afinal, qual é o Bilhete Único?
Estamos falando do Bilhete Único estudantil. A partir do dia 06 de janeiro, a SPTrans e EMTU se unem para abrir o cadastramento para a solicitação dos bilhetes para o ano letivo de 2025.
Porém, poucos estudantes sabem que é possível garantir a isenção no transporte público de São Paulo através do Bilhete Único estudantil.
Isenção
De acordo com informações do portal Diário do Transporte, o passe livre escolar garante a isenção da tarifa do transporte público para alunos de baixa renda. Veja:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Isenta alunos do ensino regular, técnico ou superior de escolas públicas;
- Renda familiar per capita deve ser inferior a 1,5 salário mínimo;
- Integrante que tiver bolsas como FIES, PROUNI ou cotas sociais.
Meia tarifa
Porém, o aluno que não se enquadra nas regras citadas acima poderá solicitar o Bilhete Único estudantil, que garante a meia tarifa do transporte público.
Taxa do Bilhete Único
A modalidade da SPTrans serve para ônibus municipais e no sistema de trilhos da capital paulista. Já o cartão TOP da EMTU é para ônibus intermunicipais, trens e metrô.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em ambos os casos, o aluno deverá pagar a taxa do cartão, que representa sete vezes a tarifa mínima de cada sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Cartão TOP: Taxa de R$ 27,65;
- Bilhete Único: R$ 35.
Como fazer o Bilhete Único Escolar?
- Primeiramente, informe à instituição de ensino que deseja utilizar o Bilhete Único para que seus dados sejam enviados para a SPTrans;
- Em seguida, acesse o site sptrans.dne.com.br e se identifique com RG e CPF;
- Por fim, pague a taxa.
- Primeira via: O aluno pode solicitar a emissão do cartão, que será entregue em 15 dias;
- Revalidar o cartão atual: Caso já possua o cartão, o aluno poderá optar por revalidá-lo. O processo também é realizado no site da SPTrans.
Por fim, para o cartão TOP, o aluno deverá preencher o formulário de solicitação no site da EMTU.
Considerações finais
Em resumo, alunos de baixa renda podem garantir isenção da tarifa do transporte público em São Paulo através do Bilhete Único de Estudante ou Cartão TOP.
Veja mais informações sobre o transporte público clicando aqui.