Lula e Luiz Marinho analisam acabar com o saque-aniversário do FGTS e dar novas opções para trabalhadores
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, todos os anos, os trabalhadores CLTs podem garantir alguns benefícios do fundo, como o saque-aniversário.
MAS, AFINAL, O QUE É O SAQUE-ANIVERSÁRIO?
Antes de tudo, implementado em 2020, o saque-aniversário do FGTS permite ao trabalhador sacar parte do saldo das contas ativas e inativas do fundo no mês de seu aniversário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em caso de demissão, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário só poderá sacar o valor referente à multa rescisória.
De acordo com informações do portal G1, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário não receberá o valor integral acumulado na conta do FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AVAL DE LULA
Porém, um novo projeto poderá mudar as regras da modalidade. No dia 13 de setembro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho contou detalhes sobre os novos planos para a Globo.
O ministro revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu aval ao plano de acabar com o saque-aniversário do FGTS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUDANÇAS
O ministro reforçou que o Palácio do Planalto vai propor um novo formato para que o trabalhador CLT tenha maior acesso a crédito consignado.
“Aliás, ele [Lula] está me cobrando. Cadê o consignado? Porque nós, aqui, nós vamos oferecer um direito a pessoas que hoje não estão cobertas em nenhum lugar”, disse Marinho, em entrevista à TV Globo e ao g1.
LIBERAÇÃO TOTAL
Além disso, em outra entrevista, Luiz Marinho demostrou interesse em liberar o saque total do FGTS, segundo o portal FDR.
Porém, a liberação total do FGTS só ficaria disponível para quem aderiu ao saque-aniversário e não conseguiu receber todo o Fundo após ser demitido sem justa causa.
9 MILHÕES NÃO RECEBERAM
Atualmente, mais de 9 milhões de trabalhadores não puderam receber o dinheiro que eles têm no FGTS por causa das regras do saque-aniversário.
Por conta disso, ficaram impedidos de resgatar, ao todo, R$ 5 bilhões, de acordo com informações do portal G1.
COMO ESTÁ MEDIDA
Por fim, o projeto deve ser enviado em novembro ao Congresso, logo após as eleições.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Luiz Marinho e Luiz Inácio Lula da Silva analisam possibilidade de encerrar a modalidade do saque-aniversário do FGTS e liberação total do saque para trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e só receberam o valor referente à multa rescisória.
Como faço para saber meu saldo do FGTS?
Todo trabalhador de carteira assinada possuí uma conta do FGTS. Mas, poucos sabem como consultar o dinheiro na modalidade.
Para isso, basta acessar os valores disponíveis no aplicativo do FGTS. Por outro lado, o saque digital permite você sacar os valores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas.