14º salário chega para setor de CLTs da cidade do Rio de Janeiro após a prefeitura anunciar a liberação do pagamento ainda neste ano de 2024
Milhares de cidadãos brasileiros se surpreenderam com a confirmação da liberação do 14° salário para uma lista de CPFs em 2024, beneficiando milhões de pessoas.
Segundo o portal Seperj, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou à imprensa que “irá pagou o bônus do “acordo de resultados’” de 2023 no dia 28 de outubro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, muitos cidadãos ainda não sacaram o benefício. A prefeitura direcionou o pagamento para os profissionais da educação do ensino municipal.
A política meritocrática da prefeitura baseia-se em “premiar” escolas específicas, embora não esclareça critérios de forma definida ou transparente.
O prefeito e o secretário afirmaram que todos os profissionais que não atingiram as metas da prefeitura receberão 20% do bônus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, as escolas que melhoraram seu desempenho no IDEB, mas não alcançaram a meta, receberão 50% do valor estipulado.
Por outro lado, o prefeito descartou a possibilidade de conceder um reajuste salarial para todos os servidores que cubra as perdas acumuladas nos últimos anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Trabalhadores pulando de alegria: Redução histórica na jornada de trabalho é armada a CLTs para 2025
● Adeus 13º salário, FGTS e aviso prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude para fim dos 3 benefícios a CLTs
● Adeus, 100% do salário: Lei trabalhista confirma o que está reduzindo pagamento dos trabalhadores no Brasil
O 14º salário do INSS foi aprovado?
O 14º salário oferece um benefício adicional para aposentados e pensionistas do INSS, mas o Congresso ainda não o aprovou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- O deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS) apresentou o Projeto de Lei (PL) 4.367/2020, que propõe o pagamento desse benefício.
- A Câmara dos Deputados analisou o PL em algumas etapas do processo legislativo, mas os parlamentares não o aprovaram no Plenário.
- A Mesa Diretora precisa criar uma comissão temporária para analisar o projeto.
- Atualmente, os aposentados e pensionistas do INSS não têm o direito ao 14º salário garantido.
O pagamento do abono, caso aprovado, seria feito anualmente, além do 13º salário, para oferecer um alívio financeiro extra.
Contudo, confira as demais novidades sobre o abono salarial com o TV Foco!
Conclusões finais
A liberação do 14° salário para 2024 trouxe alívio para muitos cidadãos, especialmente os profissionais da educação do ensino municipal do Rio de Janeiro.
Desse modo, enquanto algumas escolas recebem o bônus integral, outras são contempladas parcialmente, dependendo do cumprimento das metas estabelecidas.
Além disso, a ausência de um reajuste salarial amplo continua a frustrar os servidores, que enfrentam perdas salariais acumuladas ao longo dos anos.