Grande vitória sobre o FGTS
Quem acompanha as notícias sobre a economia do Brasil deve saber que um assunto tem tomado conta nos últimos dias e levado esperança para milhões de famílias que sonham em ter a casa própria. Estamos falando sobre Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque Lula estuda liberar a partir do mês de março os valores para facilitar a compra da tão sonhada casa própria. De acordo com informações do portal Correio Brazilense, o tema deve ser debatido na próxima reunião do Conselho Curador do FGTS, que acontece no próximo mês.
Inicialmente, o que se sabe do programa é que ele será liberado apenas para uma pequena lista de CPFs. Estamos falando dos inscritos no Minha Casa, Minha Vida. Nessa fase de testes, o benefício será direcionando para as famílias com renda mensal de até R$ 2.640, que são as que compõem a Faixa 1 do programa habitacional do governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo é atender a todas as faixas do programa, cujo limite de renda familiar é de R$ 8 mil. A nova medida do governo Lula permite que trabalhadores com carteira assinada possam comprometer a contribuição que o empregador ainda vai depositar na sua conta vinculada do FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A renda extra aumenta ainda a capacidade de pagamento das prestações em aproximadamente 8%, valor depositado na conta do trabalhador do fundo mês a mês. Na prática, o trabalhador poderá optar por um imóvel mais caro pagando uma prestação menor, beneficiando famílias que não conseguem pegar um empréstimo habitacional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que mais se sabe sobre o programa?
Vale lembrar que o FGTS Futuro foi instituído pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, mas nunca foi colocado em prática, pois depende de regulamentação pelo Conselho Curador do Fundo dos trabalhadores. O governo Lula decidiu manter a ideia e pretende executá-la.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE