A nova liberação do FGTS pela Caixa confirmada por Tralli no JH a milhões de trabalhadores
O âncora César Tralli confirmou nova liberação histórica do FGTS pela Caixa a milhões de trabalhadores CLT’s, durante a edição do dia 8 de abril do Jornal Hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Caixa Econômica Federal começou hoje a liberar financiamentos da Casa Própria com recursos do FGTS Futuro, são depósitos que o empregador vai fazer todo mês no fundo de garantia do trabalhador”, informou o jornalista.
Desde então, a instituição iniciou as contratações de financiamentos imobiliários. Na modalidade, trabalhadores usam os depósitos futuros em sua conta do FGTS para auxiliar na compra da casa própria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, as regras valem somente para famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640 mil, ou seja, o publicado da faixa 1 do programa social Minha Casa Minha Vida.
Contudo, no FGTS futuro o empregador depositará mensalmente 8% do valor do salário pago a cada funcionário da conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, em vez do dinheiro ir para a conta do trabalhador todo mês, pode ser descontado para ajudar a pagar as prestações e diminuir mais rápido o saldo devedor do imóvel popular, ampliando seu limite de financiamento.
Vale ressaltar que a opção pelo FGTS futuro só pode ser feita no momento da contratação da operação, segundo a Caixa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta que estiver comprometido com o financiamento do imóvel se for demitido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Todo o excedente disponível na conta de FGTS é utilizado para reduzir a dívida, com exceção do recolhimento da multa rescisória de 40% no caso de demissão, que é exclusiva do trabalhador”, diz o banco, em nota.
Além disso, a Caixa afirma que a capacidade de pagamento para financiamento habitacional será informada antes da assinatura do contrato, com e sem a utilização dos depósitos futuros.
Entretanto, se o contratante fizer a opção pelo uso do FGTS Futuro, os valores serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.
Segundo informações do G1, a expectativa do governo é de que cerca de 43 mil famílias com renda de até dois salários mínimos sejam beneficiadas pela medida.
Quais são os riscos de usar o FGTS Futuro para financiamentos imobiliários?
Esse tipo de operação não está isenta de riscos. Isso porque, em vez de acumular o saldo no FGTS e usar o dinheiro para amortizar ou quitar o financiamento, o empregado terá bloqueados os depósitos futuros do empregador no FGTS.
Caso o trabalhador perca o emprego, ficará com a dívida, que passará a incidir sobre parcelas de maior valor. Porém, segundo o Ministério das Cidades, haverá um prazo de seis meses antes do aumento da parcela.