Segurados do INSS em festa com essa notícia sobre liberação
Hoje temos uma excelente notícia envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Como se sabe, esse órgão do governo é o grande responsável pelo pagamento de mais de 39 milhões de pessoas.
Atualmente é concedido vários tipos de auxílios e aposentadorias. Mas, hoje temos uma boa notícia envolvendo uma parcela de segurados que estão a espera de algum benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A boa notícia da vez é que o tempo para concessão de benefício diminuiu, o que quer dizer que você ganhará mais rápido o dinheiro que solicitou e tanto precisa. Conforme informações do Jornal de Brasília, o Portal da Transparência Previdenciária divulgou que nós últimos 12 meses, o tempo médio de concessão de aposentadorias, pensões, salário-maternidade e auxílios do INSS caiu de 79 para 47 dias.
Isso implica dizer que o resultado de dezembro de 2023 aproxima o INSS do prazo de 45 dias estipulado pela lei para análise de requerimentos. Ocorreu também uma queda também na fila, uma vez que os pedidos em análise passaram de 1,6 milhão para 1,5 milhão. Deste total, mais de 538 mil pedidos são de auxílio por incapacidade temporária, que precisam ou não de perícia médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE O GOVERNO ACREDITA?
Para o governo federal, o recuo dos números deve seguir nos próximos meses e essa diminuição é uma resposta positiva às ações implementadas para cumprir o prazo legal, como a simplificação de requerimentos pelo Meu INSS; a implantação do Atestmed -que substitui a perícia presencial pela análise documental-, e mutirões de atendimento nas agências da Previdência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que as medidas devem seguir e a ideia é melhorar mais ainda a experiência de segurados antigos e novos com a aquisição de benefícios pelo INSS. Em 2023, a demora na concessão foi alvo de muitos debates.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE