Branca (Nathalia Dill) se confessa com Padre Vizeu (Marcos Oliveira) e o assunto não poderia ser outro: o interesse de Joaquina/Rosa (Andreia Horta) em Xavier (Bruno Ferrari). “Não sei que mal eu fiz para merecer isso. Aquela Rosa Raposo está empenhada em afastar o meu Xavier de mim. É uma devassa!”, desabafa a jovem.
Assim que Branca sai do confessionário, se depara com o tema de sua conversa: a filha de Raposo (Dalton Vigh). Joaquina/Rosa ignora a moça e direciona as questões que tem ao padre, pois nesse momento sua maior preocupação é saber se ele tem notícias de Bertoleza (Sheron Menezzes), que está desaparecida. Mas a noiva de Xavier faz questão de alfinetá-la. Luanda (Heloisa Jorge), que aguarda ao fundo da igreja na área de escravos, sente que a situação só vai piorar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu soube do ocorrido, Rosa. Lamento muito o sumiço da moça. Ela deve ter seu valor. Para privar da intimidade dos Raposos”, afirma Branca. Mas a filha de Diogo Farto (Genézio de Barros) não dá ponto sem nó. Ela guia o assunto até conseguir chegar no que realmente quer abordar: a aproximação da “messalina” com Xavier. “Não se faça de desentendida. Xavier é meu noivo. Se você está noiva do Intendente, deve se contentar com ele”, diz Branca.
Irada, Joaquina/Rosa a alerta, melhor parar de falar antes que tenha que lidar com raiva dela: “E nem pense em se vingar escrevendo mais panfletos”, completa. A tensão é tanta que padre Vizeu pede para as duas se acalmarem, afinal a igreja é um lugar sagrado. A noiva de Xavier segue para a porta, porém antes de sair dá a cartada final: “Rosa Raposo, eu espero em Deus que você encontre sua “irmã” desaparecida, antes que algo de pior aconteça a ela… Se é que já não aconteceu”.
Joaquina/Rosa bem que tenta se controlar, porém perde a paciência. Branca foi longe demais. Ela a segura pelo braço e obriga a descendente dos Farto a pedir perdão por sua maledicência: “Essa megera precisa aprender uma lição! Ela precisa respeitar as pessoas”. Bom, se Branca não sabia até onde Joaquina/Rosa era capaz de ir, agora já sabe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama está prevista para ser exibida a partir de segunda-feira, dia 30. ‘Liberdade, Liberdade’ é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro ‘Joaquina, Filha do Tiradentes’, de Maria José de Queiroz. A direção artística é de Vinicius Coimbra.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE