Em “Liberdade, Liberdade”: “Se você aceitar o meu pedido, fará de mim o homem mais feliz do mundo”, diz Rubião (Mateus Solano) a Rosa/Joaquina (Andreia Horta) ao pedir sua mão em casamento. Os olhos da moça brilham ao ver o anel, mas a razão fala mais alto que os sentimentos: não quer magoar Raposo (Dalton Vigh). “Não posso assumir um compromisso sem antes termos a bênção de meu pai”, responde ela. Mesmo sem o sim oficial, o Intendente está feliz, pois percebe que conseguiu conquistar a mulher por quem se apaixonou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante um jantar de família, Rosa/Joaquina comenta o ocorrido e, antes que possa dizer que não aceitou a proposta, o pai sai da mesa revoltado. Como ela foi capaz de não o respeitar dessa forma? Sai de lá e vai direto confrontar Rubião – esse ultraje não pode passar impune! O Intendente não compreende por que tamanha resistência, afinal, ele é o melhor partido de Vila Rica… Raposo disfarça, antes de partir: “Minha filha não precisa de nada. Ela tem tudo. O senhor deve fazer as coisas direito, como mandam a cortesia, as regras de boa convivência. Rubião fica confuso, Rosa nem aceitou seu pedido ainda!
Raposo busca consolo em Virginia (Lilia Cabral), que o alerta: “Rosa sabe se defender. Não subestime a sua filha”. É verdade, ele sabe que criou uma mulher forte, determinada. Tem orgulho da filha, por isso teme tanto sua união com alguém que possa dar a ela o mesmo fim que o pai biológico teve: a ponta de uma corda. De volta a casa, ele encontra Rosa/Joaquina a sua espera, ansiosa para acalmá-lo, explicar que não aceitou nada. “Por favor, meu pai, aceite a minha decisão, seja ela qual for. Não me obrigue a magoar o senhor”, pede ela.
Para oficializar a união, Rubião convida toda a família Raposo para um jantar em sua casa. Mesmo contrariado, o pai de Rosa comparece ao evento. Claro, sem perder o mau humor… Dionísia (Maitê Proença), André (Caio Blat) e Bertoleza (Sheron Menezzes) tentam manter o clima leve, mas a tarefa é árdua. O constrangimento entre todos é visível. Sendo assim, Rubião vai direto ao assunto: “Com todo o respeito, quero pedir a mão de sua filha em noivado!”. Para surpresa de todos, Raposo responde: “Intendente… A decisão é de Rosa. Será como ela quiser”. “Eu aceito”, confirma Rosa/Joaquina.
Portanto, agora é oficial: Rubião – o delator de Tiradentes (Thiago Lacerda) e o assassino de Antônia (Letícia Sabatella) – acaba de assumir compromisso com a filha do Alferes, o traidor da coroa portuguesa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As cenas estão previstas para serem exibidas a partir desta segunda-feira, dia 16. ‘Liberdade, Liberdade’ é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro ‘Joaquina, Filha do Tiradentes’, de Maria José de Queiroz. A direção artística é de Vinicius Coimbra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Mari Palma é homenageada pela CNN Brasil com afronte à TV Globo: “Pronta para ancorar”
+ Andressa Urach tem filho internado em estado grave e jovem se despede da mãe: “Mundo horrível”
+ Fátima Bernardes faz revelação chocante sobre uso de substância: “Há 15 anos”