Atenção
Está em vigor hoje (12): Nova lei do INSS confirmada por Ana Paula Araújo traz 3 presentões a segurados
12/09/2024 às 6h00
Ana Paula Araújo confirmou uma grande vitória aos segurados do INSS, por conta de uma lei que está em vigor nesta quinta-feira (12). Fique por dentro de todas as novidades, para que não deixe passar nada
Ana Paula Araújo, durante o Bom Dia Brasil, confirmou três presentões aos segurados do INSS, que segue em vigor nesta quinta-feira (12). Diante desse cenário, todos precisam se atentar, para que tenham uma maior agilidade, principalmente na concessão do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários que precisam desse auxílio para seguirem suas vidas. Assim, sempre quando há alguma alteração, emitem um alerta para não pegar ninguém de surpresa.
Durante a edição do Bom Dia Brasil, do dia 8 de março de 2024, Ana Paula Araújo comentou a novidade sobre as perícias médicas de maneira online. Essa foi uma das primeiras medidas para que houvessem a redução das filas das pessoas que aguardavam entrar no INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O INSS vai liberar 3 benefícios com o uso da telemedicina. Então as perícias médicas deixam de ser presenciais, mais uma estratégia para reduzir a fila, que está longa. Muitos brasileiros que aguardam para fazer perícia, para ter direito ao benefício, que é realmente um direito”, destacou a jornalista.
Em seguida, entrou a participação da repórter Beatriz Pataro, da Globo, que trouxe à tona mais informações sobre as telemedicinas. Assim, revelou quais seriam os três grandes presentes, ou seja, aquelas situações que estaria liberada a perícia médica online.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A perícia médica poderá ser feita online para a concessão dos seguintes benefícios: Aposentadoria por incapacidade permanente, auxílio por incapacidade temporária e Benefício de Prestação Continuada (BPC), para pessoas com deficiência”
Na época a expectativa era de que o tempo de espera ficasse em no máximo 45 dias, que é o permitido por lei. Com o passar dos meses esse tempo foi se aproximando e hoje em dia está até abaixo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula emite comunicado urgente sobre valor MENOR do 13º do INSS para lista de idosos 60+
● Governo Lula emite alerta emergencial em 21/11 sobre atraso no pagamento de milhões de beneficiários do INSS
● ADEUS só R$1.412: Aposentados e pensionistas do INSS recebem valor EXTRA em novembro
39 dias de espera na fila
O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social surgiu em julho de 2023, onde haviam quase 1,8 milhão de pessoas aguardando a análise para fazer parte do programa. Em média, o prazo de espera, na época, estava sendo de aproximadamente 70 dias, mais de 2 meses.
De acordo com o portal ‘Extra’, o tempo médio reduziu de 70 dias para os atuais 39 dias, estando abaixo do prazo legal que são dos 45 dias. Vale lembrar que a fila está em constante movimento, já que todos os dias surgem novas pessoas requerendo o benefício, seja de aposentadoria ou algum outro tipo de auxílio.
Quando começa o pagamento do INSS em setembro?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de setembro ele terá início a partir do dia 24, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: